A música popular brasileira ficou mais pobre hoje com a morte do gênio Dominguinhos

Dominguinhos. Foto: Divulgação

Os acordes das sanfonas estão soando mais tristes nesta terça-feira. Morreu em São Paulo, aos 72 anos, o cantor, compositor e instrumentista Dominguinhos.
Ele tinha câncer no pulmão e, ao longo do tratamento, sofreu de insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes.                                                                                                                                 José Domingos de Morais nasceu em Garanhus, Pernambuco, no dia 12 de fevereiro de 1941. Desde jovem, seu talento era notável, digno de receber a confiança do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que conheceu o pequeno José quando este tinha apenas 7 anos e disse que o menino teria futuro.
O tempo passou e, já adolescente, quando se mudou para o Rio com a família, Dominguinhos ganhou de Gonzagão uma sanfona. O instrumento musical o acompanharia pelo resto da vida.
A partir dos anos 50, o pernambucano passou a viver da música, tocando em festas, churrascarias e cassinos, além de gravar seu primeiro LP. Dezenas de discos seriam lançados nos anos seguintes, sempre fazendo sucesso pelo país inteiro.
Ao longo de sua carreira, o artista fez parcerias memoráveis com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil. Composições como "Tantas Palavras", ao lado de Chico Buarque, e "Isso Aqui Tá Bom Demais" marcaram a trajetória do músico.
Já nos anos 2000, Dominguinhos ganhou vários prêmios importantes, como o Grammy Latino, em 2002. Alguns anos depois, o cantor passou a viver páginas difíceis de sua história: ele foi diagnosticado com câncer de pulmão.
Em 2011, o compositor sofreu um princípio de infarto e desde então passou por uma série de operações e tratamentos médicos. No começo de 2013, o estado de saúde do artista se complicou e ele sofreu uma parada cardíaca no dia 8 de janeiro. Em julho, Dominguinhos voltou a ser internado na UTI e não resistiu.                                                                                                                                                         veja o vídeo                                                  
 sidneyrezende
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]