Ataque de abelhas no Distrito de Pedras Altas de Capim Grosso deixa várias pessoas feridas

8 de fevereiro de 2026 - Um ataque de abelhas registrado no distrito de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, deixou pelo menos 15 pessoas ferroadas e quatro encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), devido à gravidade das picadas.

Ataque de abelhas no Distrito de Pedras Altas de Capim Grosso deixa várias pessoas feridas
Segundo a equipe da Secretaria de Agricultura, o enxame estava instalado embaixo da laje de um quiosque, às margens da BR-407. No momento do incidente, várias pessoas foram atacadas. Algumas chegaram a se trancar em banheiros para fugir das abelhas, enquanto outras precisaram de atendimento médico por conta da grande quantidade de ferroadas.
Ataque de abelhas no Distrito de Pedras Altas
A Secretaria de Agricultura foi acionada e enviou uma equipe técnica ao local. De acordo com o técnico agropecuário Pedro, o acesso ao enxame era difícil, sendo necessário o uso de fumegador e marreta para alcançar a colmeia e realizar a remoção de forma segura.

O técnico alertou a população para que não tente remover enxames por conta própria, sem equipamentos e técnicas adequadas, pois isso pode provocar o estresse das abelhas e causar incidentes graves.

Pedro orienta que, ao se deparar com situações semelhantes, a população deve procurar imediatamente a Secretaria de Agricultura, para que uma equipe especializada faça o manejo correto.

Ainda segundo o técnico, o uso do fumegador é fundamental, pois ele libera fumaça fria sobre as abelhas durante o manejo. Ao perceberem a fumaça, os insetos interpretam como sinal de perigo e passam a ingerir mel rapidamente. Com o abdômen cheio, elas têm dificuldade de expor o ferrão, o que reduz o comportamento defensivo e os ataques.

Dessa forma, o procedimento ocorre com mais segurança, diminuindo o estresse da colmeia e evitando a morte das abelhas, que geralmente acontece quando perdem o ferrão ao ferroar.

Por: frnoticias
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]