Justiça Eleitoral acolhe denúncia e anula votos por suspeita de fraude à cota de gênero em Mairi

De acordo com a denúncia, os partidos PSB e Avante registraram as candidaturas para atender à exigência mínima de 30% de candidatas mulheres previsto na Lei n° 9.504/1997, mas elas não teriam realizado atividades de campanha, o que pode configurar uma fraude à cota de gênero. Um dos indícios vem da quantidade inexpressiva de votos.

Justiça Eleitoral acolhe denúncia e anula votos por suspeita de fraude à cota de gênero em Mairi
Milena Silva (PSB) recebeu apenas 2 votos, Enilda da Saúde (PSB) teve 8, Adriele da Silva (Avante) ficou com 7, Carine da Silva (Avante) 9, e Terezinha Almeida (Avante) 20 votos. Além disso, a prestação de contas apresentou um “padrão incomum, com gastos idênticos e genéricos, incompatível com uma campanha genuína, que normalmente apresentaria variações de acordo com a estratégia e o público-alvo de cada candidata”, diz trecho da AlJE, que pede a anulação dos votos de vereador recebidos pelo PSB e Avante, além da cassação do mandato dos eleitos pelas duas legendas e a inelegibilidade dos investigados.

A juiza Patrícia Cerqueira, da 86ª Zona Eleitoral de Mairi, decidiu Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE a presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral para:
RECONHECER a ocorrência de fraude à cota de gênero pelos partidos PSB e AVANTE nas eleições municipais de 2024 em Mairi/BA, mediante o registro das candidaturas fictícias de ADRIELE JESUS DA SILVA, CARINE ALMEIDA DA SILVA, TEREZINHA DOS SANTOS ALMEIDA e MILENA DA SILVA TRINDADE; CASSAR os diplomas de todos os candidatos a vereador dos partidos PSB e AVANTE no município de Mairi/BA nas eleições de 2024, incluindo os vereadores eleitos LEONARDO CARNEIRO CEDRAZ, EDIVAN GONÇALVES SANTANA (AVANTE), JOSE MILTON SILVA DE SOUZA e RANGEL OLIVEIRA TRINDADE (PSB);
DETERMINAR a recontagem dos votos e a retotalização das eleições proporcionais no município de Mairi/BA, desconsiderando-se os votos atribuídos aos candidatos dos partidos PSB e AVANTE, com a devida reconfiguração do quociente eleitoral e das médias, e consequente diplomação dos candidatos eleitos de acordo com os novos cálculos.

Por: politicaemfoco
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]