GRANDES EMPRESAS DEMONSTRAM INTERESSE EM PROJETO PIONEIRO QUE VISA A CONSTRUÇÃO DE UMA BIORREFINARIA DE SISAL; BAHIA É O MAIOR PRODUTOR

A Bahia é o maior produtor de sisal do Brasil, dos 10 municípios que mais produziram sisal em 2021, nove são baianos, de acordo com o IBGE.

GRANDES EMPRESAS DEMONSTRAM INTERESSE EM PROJETO PIONEIRO QUE VISA A CONSTRUÇÃO DE UMA BIORREFINARIA DE SISAL
Segundo a Rede Asa (Articulação Semiárido Brasileiro), o estado é responsável por 95% de toda a produção mundial. Estima-se que a produção da fibra de sisal aproxima-se de 140 mil toneladas ano, tendo os municípios de Conceição do Coité, Santaluz, Valente, Araci, dentre os mais importantes em termos de produção.

Diante disso, uma reunião entre integrantes do Senai Cimatec – liderados pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Leone Andrade, e o gerente executivo André Oliveira – e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenados pelo professor Gonçalo Pereira, marcou o início do desenvolvimento do Projeto Arrakis, integrante do Programa Brazilian Agave Development (BRAVE).

O projeto é pioneiro, e visa a construir uma biorrefinaria de sisal, partindo da integração de tecnologias já existentes, criando uma unidade para produção de fibra, biogás e biofertilizante, em um primeiro momento, e avançando para a produção de biochar, ração animal, químicos e outros biocombustíveis em etapas posteriores. O plano também prevê usar a água capturada pelas plantas do agave (sisal) para autoirrigação do sistema.

Trata-se de uma revolução que está sendo conduzida a partir do Programa BRAVE, uma parceria entre a academia (Unicamp, UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -, USP – Universidade de São Paulo -, Unesp – Universidade Estadual Paulista), o Senai Cimatec e a Shell, que participa com os recursos de inovação (ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), com o propósito e aporte intelectual”, afirma Gonçalo Pereira.

Grandes empresas, como Petrobahia, Ocyan, Casa dos Ventos Energias Renováveis e Geo Biogas & Tech, demonstraram interesse no projeto para estruturar a planta-piloto da biorrefinaria que poderá ser replicada por todo o Sertão brasileiro, produzindo bioenergia e empregos, com sustentabilidade ambiental e social.

Por: bahiaeconomica
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]