Contaminação e morte por chagas em Serrolândia ocorreram após ingestão de suco de acerola

Os números recentes de pessoas contaminadas pelo mal de chagas tem preocupado a população baiana nos últimos dias. A situação fez com que a Sesab colocasse o estado em alerta.

Contaminação e morte por chagas em Serrolândia ocorreram após ingestão de suco de acerola
Imagem: Otto Moreno notícias
No município de Serrolândia ocorreu o caso mais grave que terminou com a morte de uma adolescente de 12 anos, e o que chama a atenção é a forma como a contaminação dessa jovem e de outras pessoas de sua família ocorreu. 3 membros da mesma família também adoeceram em janeiro. Segundo a prefeitura de Serrolândia os casos foram tratados inicialmente como dengue, só depois da morte da jovem em fevereiro foi identificada a doença de Chagas.

A infecção teria acontecido pela ingestão de um suco de acerola. Em nota a prefeitura de Serrolândia o foco do inseto na residência da família foi localizado no galinheiro da casa.

Infectologistas alertam que a forma mais comum de contaminação d doença é através da picada do barbeiro. Ele alimenta-se de sangue picando a vítima e defeca quando tá se alimentando. Ao sentir a picada a pessoa geralmente se coça, e no ato de se coçar o local leva essas (fezes) pro local da picada, e então a contaminação ocorre. Mas também pode ocorrer por via oral, como no caso de Serrolândia, em que as vítimas se contaminaram ao beber um suco de acerola. Certamente ao fazer o suco a fruta deveria conter fezes do mosquito ou até mesmo ele pode ter sido triturado junto com as frutas, fazendo com que estas fezes fossem consumidas via oral, causando a contaminação. Por este motivo infectologistas alertam para a importância da assepsia de frutas e legumes no momento do reparo de alimentos.

Na fase mais crônica da contaminação, onde o parasita está na corrente sanguínea, pode haver manifestações de febre, cefaleia, adenomegalia, palidez, dispneia, dor abdominal ou torácica, enquanto na fase crônica pode haver o comprometimento cardíaco, digestivo e neurológico.

Na Bahia, de janeiro até agora foram registrados 6 casos da doença no estado com uma morte.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]