Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas na Bahia e mais 4 estados

A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia nos próximos dias.

Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas na Bahia e mais 4 estados
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuvas podem chegar a 200 milímetros por dia. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, estragos em plantações, alagamentos e de descargas elétricas.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.

Em Minas Gerais, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, alertou para os problemas que podem ocorrer e como a população deve agir em situações como essa.

É preciso que todas as pessoas adotem medidas de autoproteção e proteção comunitária porque a previsão de chuvas é muito grande. As pessoas que moram em áreas de risco, áreas de deslizamento, áreas de inundação precisam ficar atentas. Aqueles que moram em área de deslizamento, se puderem, não durmam em suas casas, procurem a casa de parentes, procurem se proteger. Nós não queremos nenhuma morte”, ressaltou o secretário.

Nesta terça-feira (20), foram realizadas duas reuniões para alinhamento das ações para minimizar problemas acarretados pelas chuvas intensas: uma com os membros do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e outra com representantes dos estados que devem ser atingidos por chuvas intensas.

Foram reuniões de preparação, de nivelamento das informações, que começaram com as previsões meteorológicas, com o que pode acontecer, quais áreas vão ser mais impactadas. E, a partir daí, a gente entra no sistema federal para entender o que cada órgão já está fazendo, como está se preparando ou se já está atuando na fase da resposta. Então é um nivelamento mesmo, é combinar a estratégia conjunta”, destacou o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr.

Por: brasil61
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]