Saúde confirma 5 casos da subvariante ômicron no Brasil

São dois casos no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro e mais um em Santa Catarina

Pasta diz ainda que a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas
Pasta diz ainda que a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas - Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde informou neste sábado, 5, que, até o momento, a pasta foi notificada de cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron no país. São dois casos no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro e mais um em Santa Catarina.

A pasta diz ainda que a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas. Não existem até o momento evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.

A subvariante BA.2 começou a substituir a subvariante original, a BA.1. considerada a mais comum da variante ômicron do coronavírus. Essa subvariante foi encontrada no início em países como a Dinamarca.

De acordo com relatos feitos por funcionários da OMS (Organização Mundial da Saúde) e reproduzidos pela agência de notícias Reuters. Os dados de lá não sugerem diferença na gravidade da doença. Em São Paulo, os primeiros casos do subtipo BA.2 da variante ômicron do coronavírus identificados no estado são de pessoas sem histórico de viagem, o que mostra transmissão local ou comunitária, de acordo com a secretaria estadual da Saúde. Os pacientes são de Sorocaba, no interior, e de Guarulhos, região metropolitana. Todos apresentam quadro leve da doença. No Rio de Janeiro, os pacientes passam bem. A detecção laboratorial foi feita no Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Por: atarde
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]