SAÚDE / Governo Federal deixa pacientes de HIV, aids e hepatites virais sem exames no SUS

O Ministério da Saúde deixou vencer um contrato e suspendeu os exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que vivem com HIV, aids (doença causada pelo vírus) e hepatites virais, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. O teste é essencial para definir o tratamento mais adequado para quem desenvolve resistência a algum medicamento.
Governo deixa pacientes de HIV, aids e hepatites virais sem exames no SUS
O contrato com a empresa que realizava esse exame venceu em novembro. O Ministério realizou um pregão para buscar nova fornecedora do serviço apenas um mês antes - no dia 7 de outubro. Mas, a empresa vencedora não anexou todos os documentos exigidos pelo edital e o processo fracassou.

A expectativa do Ministério da Saúde é realizar novo pregão nesta terça-feira (8).

Apenas crianças menores de 12 anos e gestantes que vivem com HIV e aids farão o exame, de acordo com nota distribuída pelo ministério a serviços de saúde no último dia 3. Pacientes com hepatite C devem receber os medicamentos velpatasvir e sofosbuvir, que são mais eficazes e dispensam a genotipagem.

A Articulação Nacional de Luta contra a adis (Anaids) estuda levar o caso para o Ministério Público Federal. Moysés Toniolo, representante da Articulação e conselheiro nacional de Saúde, afirma que foi pego de surpresa pela interrupção dos exames de genotipagem. Ele disse que a pasta não informou quantos pacientes precisam hoje deste serviço.

Temos um contingente de pessoas que há anos usam a terapia e pode precisar desse exame para continuar a viver”, afirmou Toniolo.

O conselheiro avalia que há um “desmonte” de políticas para pessoas que vivem com HIV, adis e hepatites virais no governo Jair Bolsonaro.

Em fevereiro deste ano, Bolsonaro afirmou que pessoa com HIV “é uma despesa para todos”.

Por: yahoo
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]