MEIO AMBIENTE / Operação do Inema combate desmatamento ilegal da Mata Atlântica na zona rural

Operação, que mirou carvoarias ilegais, foi realizada entre 1º e 4 de dezembro, nos municípios de Cândido Sales e Encruzilhada

Operação do Inema combate desmatamento ilegal da Mata Atlântica na zona rural
Uma operação de combate ao desmatamento ilegal de Mata Atlântica realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no início de dezembro resultou na destruição de 41 fornos usados para produção ilegal de carvão, na apreensão de mais de 30 metros estéreos de madeira nativa em forma de lenha e flagrante supressão de mais de 100 hectares de Mata Atlântica. A operação aconteceu nos municípios de Cândido Sales e Encruzilhada, entre os dias 1º e 4 deste mês.

A gente vinha recebendo muitas denúncias de comércio ilegal de carvão nesses municípios. Por isso, resolvemos verificar as informações pessoalmente através de uma operação técnica, com apoio da Polícia Militar. Chegando lá, identificamos a atividade ilegal e, prontamente, tomamos as medidas necessárias para combatê-la, visando minimizar os impactos de desmatamento e do comércio ilegal de madeira nativa”, destacou Glauber Guerra, coordenador da Unidade Regional do Inema em Vitória da Conquista.

A operação identificou também situação precária dos trabalhadores que atuavam nessas carvoarias ilegais. As autoridades consideram esses estabelecimentos ilegais quando a matéria-prima utilizada para produção do carvão é, principalmente, fruto de desmatamento ilegal.

Os agentes não conseguiram conduzir os responsáveis à delegacia, porque eles fugiram dos locais ao perceberem a presença da fiscalização. No entanto, o Inema afirmou em nota que os proprietários dos imóveis foram identificados e responderão pelos crimes ambientais.

Por: bahia.ba
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]