BAHIA / Previsões de cheia no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa se confirmam
O nível chegou a 7,74 metros nesta terça-feira (10), maior volume registrado desde o início de fevereiro, que foi de 7,33 metros.
A água já ocupa todo o leito do rio e se espalha pelas lagoas da margem | Foto: Reprodução/Codevasf |
Neste período, o rio passou por duras secas, principalmente nos anos de 2014 e 2017. A água já ocupa todo o leito do rio e se espalha pelas lagoas da margem. O nível chegou a 7,74 metros nesta terça-feira (10), maior volume registrado desde o início de fevereiro, que foi de 7,33 metros. O nível em Bom Jesus da Lapa deve continuar subindo no decorrer da semana. Por esse motivo a população ribeirinha e pescadores devem ficar atentos às mudanças no rio. A cidade, no entanto, não deve ser atingida pela enchente, levando em conta dados históricos de vazão registrados no Norte de Minas Gerais.
A Hidroelétrica de Três Marias abriu abriu parcialmente as comportas no dia 28 de fevereiro e aumentou o vertimento na última quinta-feira (5). A previsão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), operadora da usina, é de que as comportas continuem abertas até a próxima sexta-feira (13), no entanto, não deve haver mais aumentos de vazão.
As chuvas diminuíram nas regiões das cabeceiras do Rio São Francisco, em Minas. No Norte do Estado e Noroeste, além da Bahia, deve continuar chovendo até meados desta semana. Em Carinhanha e Malhada, acima de Bom Jesus da Lapa, o rio atingiu o nível de 6,57 metros nesta segunda-feira (9).
Por: Jornal da Chapada com texto base da Agência Sertão e dados do Notícias da Lapa
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.