O alerta é de um relatório nacional elaborado por diversas instituições do país. O relatório alerta que apesar de o Brasil possui a maior reserva terrestre de águas superficiais, isso não garante a segurança hídrica do país. Isso porque a água é distribuída de maneira desigual pelo país. Atualmente cada brasileiro consome cerca de 110 litros de água por dia. Além de do consumo próprio e da biodiversidade, praticamente todas as atividades econômicas no Brasil dependem de água. A agricultura irrigada e a pecuária são os principais usuários dos recursos hídricos do país, consumindo, cerca de 750 mil litros de água por segundo. A indústria usa mais de 180 mil litros de água por segundo.
|
Foto: Alan Tiago Alves |
Ou seja, com a falta de água, todos os setores serão prejudicados. Alguns setores econômicos que dependem de água já têm sofrido os impactos da diminuição da disponibilidade do recurso. Devido às mudanças climáticas, de uso do solo, fragmentação de ecossistemas e poluição.
O relatório aponta que para poder garantir a segurança hídrica no país, é preciso o enfrentamento das ameaças e a conservação dos ambientes aquáticos e das áreas úmidas nas diferentes regiões do brasil.
Mais de 70 milhões de brasileiros podem ficar sem água em 15 anos.
Por:
+ News
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.