Em Várzea da Roça (BA) é bastante conhecida à existência de grupos de saguis (popularmente conhecidos por nicos) que são vistos pelas praças em grandes arvores.
Pois o grupo sofreu uma baixa. Um deles morreu eletrocutado ao tentar escalar a fiação elétrica de um poste na Avenida Eleotério. Moradores se depararam com a cena na manhã desta segunda-feira-feira, 11 de fevereiro de 2019.
Outro nico aguardava ao lado desesperado que o animalzinho eletrocutado o acompanhasse, ficando por várias horas ao lado da vitima.
Em Várzea da Roça o que chama a atenção é o habitat destes animais sendo destruídos pelo homem nas imediações com desmatamento e queimadas, o licurizeiro é a maior vitima dos ignorantes, o que faz com que diariamente os animais procurem alimento nas residências. Além da fiação elétrica, existe o risco também de atropelamento.
Na Praça José Coelho uma comerciante afirmou para nossa reportagem que levava frutas todos os finais de semana para o grupo de primatas. Entretanto alguns moradores não seguem o exemplo envenenando os animais.
O sagui
O sagui pertence ao gênero Callithrix que é composto por 6 espécies presentes no Brasil, são pequenos primatas arborícolas encontrados na região central e oriental, algumas espécies foram introduzidas em diferentes regiões do país nos últimos anos.
Por:
Val Bahia News
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.