ECONOMIA / Preço do feijão chega a R$ 9,19 em Bom Jesus da Lapa e assusta consumidor

O preço do feijão-carioca teve aumento de (19,76%) nesta semana. Em alguns dos principais supermercados atacadistas de Bom Jesus da Lapa, o preço do produto considerado essencial  nas re­fei­ções dos brasileiros chega a custar R$ 9,19.
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
O consumidor Márcio dos Santos, disse que ficou assustado com o preço. “Eu compro sempre de fardo, e demoro mais de mês sem comprar a parte mais ‘grossa’ da feira. E hoje, vim comprar as coisas, quando vi o preço do feijão, levei um susto. Vou ter que comprar esse mês uma quantidade menor, e conversar com a mulher para diminuir as porções. Porque está muito caro, e a gente não dá conta”, criticou.

Con­forme  o Canal Rural, a alta do feijão ca­rioca, pode estar re­la­ci­o­nada com a quebra de safra que o Pa­raná, um dos mai­ores pro­du­tores do Brasil, so­freu. A região passou por problemas clismáticos como fortes chuvas e seca severa.

O Índice Na­ci­onal de Preços ao Con­su­midor Amplo (IPCA), que mede a in­flação ofi­cial do país, ficou em 0,32% em ja­neiro, acima dos 0,15% re­gis­trados em de­zembro. No mesmo pe­ríodo do ano pas­sado, o ín­dice foi de 0,29%.

Se­gundo o Ins­ti­tuto Bra­si­leiro de Ge­o­grafia e Es­ta­tís­tica (IBGE), a in­flação ofi­cial do país ficou em 3,78%, pouco acima dos 3,75% re­gis­trados nos 12 meses ime­di­a­ta­mente an­te­ri­ores.

O grupo de alimentação e be­bidas puxou a alta da in­flação. Em se­guida, apa­recem as despesas pessoais, que subiu 0,61%. Juntos, os grupos alimentos e be­bidas e des­pesas pes­soais res­pon­deram por cerca de 90% do ín­dice do mês.

O item ali­men­tação no do­mi­cílio subiu 0,97% em ja­neiro, es­pe­ci­al­mente em função das altas nos preços do feijão-ca­rioca (19,76%), da ce­bola (10,21%), das frutas (5,45%) e das carnes (0,78%).

Por: bomjesusdalapanoticias
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]