Ainda devido aos efeitos das fortes chuvas que caíram na região da Chapada Diamantina nas últimas semanas, o Rio Paraguaçu encanta com o volume de água em trecho do município de Iaçu. Um vídeo enviado ao
Jornal da Chapada mostra a correnteza e a força das águas do manancial que é genuinamente baiano. Ele nasce no Morro do Ouro, na Serra do Cocal, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, e desemboca na Baía de Todos os Santos. As imagens são da comunidade do Roncador e alegram os moradores da região, já que o rio vem sofrendo com irrigação ilegal, despejo de esgoto e uma série de fatores que contribuem para seu assoreamento.
|
As imagens são da comunidade do Roncador e alegram os moradores da região |
Entre inúmeras características, o Paraguaçu possui nascentes diamantíferas, margens férteis, e já foi navegável das cidades que banha até sua foz. Com a construção da barragem da Pedra do Cavalo, responsável pelo controle de suas cheias, o manancial ganhou mais uma utilização – dessa vez responde pelo abastecimento de água de todo o Recôncavo, Feira de Santana e Grande Salvador. Após nascer em Barra da Estiva, o Paraguaçu segue em direção norte – passando pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e Andaraí, quando recebe o Rio Santo Antônio.
De acordo com informações, “
o Paraguaçu muda de direção em seu curso para oeste e leste, servindo como divisor entre os municípios de Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza, Itaberaba, Iaçu, Rafael Jambeiro, Santa Teresinha, Antônio Cardoso (onde, já no lago da barragem da Pedra do Cavalo, recebe o rio Jacuípe). Passa também por Castro Alves, Santo Estêvão, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição da Feira, Muritiba, São Félix, atravessa os municípios de Cachoeira e Maragogipe e desemboca na Baía de Todos os Santos entre os municípios de Maragogipe e Saubara”. Por:
Jornal da Chapada
Confira vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.