MEIO AMBIENTE / Dono de reservas grandiosas, Brasil sofre com falta de água

Mesmo com uma das maiores reservas de água doce do mundo, o Brasil tem torneiras secas. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas ou estiagens no território nacional entre 2013 e 2016.
A Sputnik Brasil entrevistou o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica Mário Mantovani para entender mais sobre o uso de água no Brasil — e como chegamos até aqui.

"As reservas são divididas de forma desigual. Você tem a Amazônia com praticamente toda a água do Brasil. Depois regiões como Nordeste com grande déficits de chuvas e precipitações."

Ainda de acordo com a ANA, 78,5% das cidades do Nordeste registraram cecas ou estiagem entre 2003 a 2016. A região é a que mais sofre com secas no Brasil: 83% do total, no período de 2003 a 2016.

Além da região Nordeste, grandes centros urbanos também enfrentam problemas. A cidade de São Paulo sofreu com uma crise hídrica de grandes proporções entre 2014 e 2015.

Para refrescar o Brasil, Mantovani ressalta a importância das áreas vegetais e da Floresta Amazônica.

"A floresta é uma grande fábrica de água. Ela não é só para ter o Mico Leão Dourado e a biodiversidade. A floresta tem um papel fundamental em recarregar os aquíferos, garantir a umidade", diz. "A Amazônia é a bomba que traz água para a região Sul e Sudeste"

Segundo o diretor da SOS Amazônia, uma árvore média em uma região urbana produz cerca de 200 litros de água em forma de umidade.

Os maiores usos de água no Brasil são: irrigação (67,2%), abastecimento animal (11,1%), indústria (9,5%), abastecimento urbano (8,8%), abastecimento rural (2,4%), mineração (0,8%) e termelétricas (0,3%). Os dados são da Agência Nacional de Águas.

Mantovani avalia que falta fiscalização e um uso melhor estruturado das águas nas atividades de agricultura. Para ele, esta situação prejudica os próprios produtores rurais.

"A própria agricultura está matando sua atividade. Quando você não tem esse controle de derivação e retirada de água, você acaba tendo problemas sérios de abastecimento."

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]