FIQUE SABENDO! / Delação de Palocci vazada por Moro 'não tem valor jurídico', diz especialista
Geraldo Magela / Fotos Públicas |
Segundo ele, Antônio Palocci, no depoimento divulgado, "reporta-se principalmente a supostos crimes praticados pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que, condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro, não é sequer candidato nas eleições de 2018".
Em entrevista à Sputnik Brasil, o cientista político da Universidade Federal de Ouro Preto, Antônio Marcelo Jackson, a divulgação do depoimento antes das eleições não tem relevância jurídica para o processo, e, portanto, possui motivação "política ou pessoal".
"O depoimento em si não tem valor jurídico em virtude do processo […] Este conteúdo para o processo já está colocado, o processo está em um momento em que as partes estão lendo e vão apresentar os argumentos. Então não há novidade nenhuma nisso. Se não altera o quadro do processo, qual a motivação de alguém para dar luz a uma situação que já está colocada enquanto processo judicial?", questionou o especialista.
Ao comentar as críticas que Sérgio Moro fez ao Partido dos Trabalhadores (PT) por buscar "cercear a atuação independente da Justiça", o professor Antônio Marcelo afirmou que a fiscalização do Judiciário por parte do Legislativo é saudável para o funcionamento da democracia.
"Vamos lembrar que o Estado, como em qualquer lugar do mundo, é formado por três poderes: o Executivo, Legislativo e o Judiciário. E para o seu bom funcionamento, tem que existir um equilíbrio entre os três poderes. E esse equilíbrio só é possível com uma fiscalização recíproca de todos em relação a todos […] A iniciativa dos deputados, que são membros do Legislativo, de questionar o Judiciário, é muito saudável para a democracia", destacou.
Assim, de acordo com o especialista, há um processo de politização da Justiça que prejudica a sua imparcialidade e isenção.
"O que vem acontecendo em larga escala no Brasil é que as decisões dos juízes são decisões claramente políticas. E aí de uma judicialização da política, passamos a ter uma politização da Justiça", completou.
Por: sputniknews
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.