Responsável pelo abastecimento de mais 250 mil habitantes, em sete municípios: Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, Itiúba, Senhor do Bonfim, Andorinhas e Jaguarari, a barragem de Ponto Novo teve seu abastecimento reforçado, com a implantação do Fusegate, equipamento de tecnologia francesa.
Apesar da enorme capacidade hídrica, a Barragem de Ponto Novo não estava mais conseguindo suportar a demanda dos municípios e a irrigação durante mais de um ano sem chuvas.
Foram construídos 58 módulos, interligados, em concreto pré-moldado, de baixa porosidade e de alta resistência, pesando cada um, cinco toneladas, com 1,50 m de altura.
Antes de iniciar o projeto para implantação dos fusegates, foi feita uma simulação num laboratório na França para avaliar o comportamento das estruturas da Barragem de Ponto Novo.
O sistema fusegate possibilita o controle dos vertedouros sem necessidade de intervenção humana ou elétrica. O investimento foi de R$ 7,5 milhões, para a construção.
A previsão e que nos próximos dias o governador Rui Costa venha inaugurar a tão esperada e aguardada.
Por:
interativapn
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.