MUNDO / Senador de Roraima pede interrupção da migração venezuelana: 'População está aterrorizada'

Com a criação do "documento provisório de registro nacional migratório" pelo governo federal, os venezuelanos que fogem da crise política em direção a Roraima passarão a ter direito a todos os direitos garantidos a cidadãos brasileiros. A decisão irritou o senador Telmário Mota, que defende a interrupção do fluxo de migrantes.
A medida abre caminho para que os refugiados tirem carteira de trabalho, abram conta em bancos, tenham CPF e acesso aos mecanismos de inclusão social e serviços públicos essenciais. Falando à Sputnik Brasil, Telmário argumentou que o estado recebe de 500 a 700 venezuelanos por dia e que os refugiados já representam 14% da população de Boa Vista (que possui cerca de 278 mil habitantes). No estado já são mais de 70 mil.

"É um momento crítico, à beira de um colapso econômico e social, uma situação caótica e preocupante. São pessoas andando até mil quilômetros para sobreviver, uma coisa horrível. Roraima está aterrorizada por causa disso, não damos o suporte social e já há uma onda de criminalidade e prostituição em grande escala [no Estado]. As facções estão recrutando e colocando essas pessoas no crime", criticou.

O senador argumenta que o momento da crise política era iminente desde 2015, mas que o governo federal não agiu para tomar as providências necessárias.

"Com o recrudescimento da migração, a prefeita do PMDB de Boa Vista ao invés de se reunir com o governo, veio falar com ministros aqui em Brasília e voltou pra lá oferecendo um aluguel solidário de R$700 a R$1200, mais alimentação, mais transporte e Bolsa Família. Afetou a disponibilidade de emprego, a área da saúde, a questão da segurança, educação e moradia".

O senador defende a interrupção, ainda que temporária, do fluxo migratório. Para Telmário, é necessário fazer a contagem oficial do número de venezuelanos no estado e dar encaminhamento social aos refugiados. Só a partir daí, defende o senador, seria possível reabrir a rota de fuga dos vizinhos com base em uma triagem. "Nós estamos em um momento de exceção, não há o menor controle", finalizou o congressista.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]