POLÍTICA / Chapa Dilma-Temer comprou apoio do PDT por 4 milhões de reais, diz delator

Em depoimento à Justiça Eleitoral, ex-diretor da Odebrecht afirma que pagamento, via caixa 2, foi feito para "consolidar" apoio ao PT e ao PMDB
Dilma na convenção do PDT, em junho de 2014. Segundo delator, apoio foi "consolidado" com dinheiro de caixa 2 / Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Em depoimento à Justiça Eleitoral, o ex-presidente da Odebrecht Ambiental Fernando Reis, um dos delatores da empreiteira na Operação Lava Jato, afirmou que a chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) comprou o apoio do PDT para as eleições de 2014 com um pagamento de 4 milhões feito via caixa 2. As informações são da agência Reuters.

Fernando Reis prestou depoimento no âmbito da investigação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito de irregularidades na campanha de Dilma e Temer, em uma ação aberta em dezembro de 2014 pelo PSDB.

De acordo com a Reuters, o repasse de 4 milhões de reais tinha o objetivo de "consolidar" o apoio do PDT à chapa nas eleições presidenciais de 2014, e foi solicitado pelo então presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht.

A ordem de Odebrecht, afirmou Reis segundo a reportagem, era para que ele procurasse Alexandrino de Alencar, então executivo da empreiteira, para auxiliá-lo no contato com lideranças do PDT.

Segundo Reis, o acerto foi feito e os pagamentos, realizados em quatro parcelas de um milhão de reais cada, entre agosto e setembro de 2014. De acordo com o site Buzzfeed, que também publicou detalhes do depoimento de Reis, o acordo teria sido fechado com o então tesoureiro do PDT, Marcelo Panella.

O PDT oficializou seu apoio a Dilma em convenção nacional realizada em junho daquele ano.

Ainda segundo a Reuters, Alencar, que foi diretor de Relações Institucionais da Odebrecht e vice-presidente da Braskem (sociedade entre a empreiteira e a Petrobras), teria ficado responsável por negociar o apoio do PDT e de outras quatro legendas: PRB, Pros, PcdoB e PP, em troca de repasses financeiros.

Em nota enviada ao Blog da Cristiana Lôbo, no portal G1, o PDT afirmou que o fato de o partido ter anunciado apoio a Dilma antes das datas citadas por Reis comprova "que o anúncio aconteceu meses antes do suposto pagamento" e que "está clara a tentativa [por parte de Reis] de ganhar algum tipo de benefício contra seus crimes, inventando calúnias contra o PDT".

Por: www.cartacapital.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]