REGIÃO / Seca no município de Várzea Nova afeta a produção agrícola

A situação na região de Várzea Nova, no norte do estado da Bahia, é preocupante. As marcas da seca estão presentes nas plantações, nas árvores da caatinga, no açude sem água, nas poucas criações que ainda restam, enfim, no olhar de cada morador, agricultor ou criador.
É triste olhar para o vasto campo seco e perceber que até a esperança está se esvaindo. Antigamente os meses de dezembro a janeiro eram os que mais choviam, animando toda população, que passava o ano todo com fartura e trabalho. Hoje, tudo mudou, até as chuvas”, desabafou o senhor João, morador há mais de quinze anos da cidade.

Pra todo canto que se vai, dá-se a perceber que a tristeza já chega a bater no coração de cada nordestino. Sem chuvas ou pelo menos um inverno, o sisal que é o principal meio de sobrevivência dos trabalhadores desta região secou, e os poucos campos que sobraram, não suportam a quantidade expressiva de trabalhadores desempregados, visto que além da seca o preço da planta diminuiu, causando assim um efeito cascata, tendo como a base de todo sofrimento, centenas de famílias que vivem exclusivamente deste tipo de cultura.

Em conversa com algumas pessoas, os mesmos não sabem mais o que fazer para alimentar os seus filhos ou até mesmo pagar as contas, a ajuda que o governo oferece é pouca para tantos gastos.

Moradores do Assentamento Vila Nova, na zona rural do município, já procuraram até a emissora de rádio local, para pedir doações de alimentos, pois sem trabalho não conseguem mais sustentar a própria casa.

Segundo os meteorologistas as chuvas estão previstas para chegar até o mês de fevereiro, porém em pequena quantidade, que irá amenizar toda a situação causada pela estiagem pelo menos por alguns dias.

Enquanto a chuva não chega, o sertanejo reza e pede para que Deus ouça a sua oração, para que assim possam sobreviver nesta terra seca que em tão pouco tempo está se tornando inóspita.

Informações: Ramon Barboza
Por: Eliane Barros/ Cartaz da Cidade
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]