FIQUE SABENDO! / Riachão vive contraste climático: há um ano, a cidade era inundada; hoje, seca torra o chão

O sol escaldante que assola o município de Riachão do Jacuipe e região nos últimos meses confirma os estudos divulgados recentemente de que 2016 foi o ano mais quente desde 1880 e que 2017 será tão quente quanto o ano anterior. Contudo, apesar dessa realidade climática, nesse mesmo período de 2016 os jacuipenses viveram um grande drama com as enchentes dos rios Jacuipe e Boqueirão, que inundaram a cidade e fizeram centenas de desabrigados. Observa-se, pois, que em numa mesma estação e mesmo período do ano, duas tragédias marcam o município e a região: uma pela chuva em abundância e a outra pela longa estiagem.
Exatamente em 22 de janeiro de 2016, as águas do Rio Jacuipe chegaram de forma surpreendente e provocaram quase uma tragédia na cidade. Assim como o Jacuipe, que desalojou famílias dos bairros Alto do Cruzeiro e Bela Vista, o Riacho do Boqueirão também transbordou e deixou um rastro de destruição nos bairros São José, Barra, Ranchinho e Jatobá.

A enchente dos dois rios ainda provocou a queda da ponte sobre a BR-324, na Barra, além da derrubada de árvores, pontes, pequenas barragens e passagens molhadas pelo interior do município.

A situação foi tão delicada que a prefeita Tânia Matos precisou decretar estado de emergência, provocando, inclusive, a vinda do governador Rui Costa a Riachão do Jacuipe.

Por conta dessa situação de calamidade pública, várias campanhas foram realizadas por moradores e entidades de municípios vizinhos e da própria cidade para a doação de alimentos, móveis e utensílios diversos. A campanha de solidariedade foi abraçada também por cidades mais distantes, como Salvador, Feira de Santana e Madre de Deus.

Por: www.interiordabahia.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]