Conta de luz volta a ter cobrança extra
As contas de luz neste mês de novembro voltam a ter uma cobrança adicional, chamada “bandeira amarela”. Com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tomada na última sexta-feira (28), será cobrado o valor de R$ 1,50 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
De acordo com a Aneel, a medida é tomada em razão da piora nas condições de geração de energia elétrica no País devido à seca. Nesse cenário, o governo decide poupar a água das hidrelétricas e acionar as usinas térmicas, que geram energia mais cara a partir de combustíveis fósseis.
As térmicas acionadas este mês possuem um custo de geração acima de R$ 211,28 por megawatt-hora (MWh) e, quando o custo de geração supera esse valor, é preciso acionar a “
bandeira amarela”.
A cobrança da
taxa adicional havia sido suspensa em abril deste ano, quando passou para a cor verde pela primeira vez desde que o sistema entrou em vigor, em janeiro de 2015. A bandeira permaneceu verde até outubro, ou seja, por 7 meses.
Entenda como funcionam as bandeiras:
Por:
Agoranabahia
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.