TCHAU, QUERIDO! / Eduardo Cunha perde mandato de deputado federal por 450 votos a 10
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (12), por 450 votos a favor, apenas 10 contra e 9 abstenções, a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar.
Com o resultado, Cunha perde o mandato de deputado e fica inelegível por oito anos, mais o tempo que lhe resta da atual legislatura. Os votos seguiram o parecer parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que acusou Cunha de ter mentido em depoimento espontâneo à CPI da Petrobras ao afirmar que não tinha contas no exterior. Segundo o relatório aprovado no Conselho de Ética, de autoria do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), Cunha usou trustes para ocultar patrimônio mantido fora do país e receber propina de contratos da Petrobras. O deputado diz no parecer que deputado cassado constituiu os trustes no exterior para viabilizar a "prática de crimes".
Durante todo o processo, Cunha negou ser o proprietário de quatro contas no exterior apontadas pela Procuradoria-Geral da República como sendo dele e de seus familiares. Cunha disse que apenas tem trustes, tipo de negócio em que terceiros passam a administrar bens do contratante, e que os valores têm origem em operações comerciais e no mercado financeiro, como a venda de carne enlatada para países da África.
A cassação pôs fim a um dos mais longos processos a tramitar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que se arrastava por 11 meses e interrompeu o mandato de um dos políticos mais controvertidos dos últimos anos. Com o resultado, Cunha perde o mandato de deputado e fica inelegível por oito anos, mais o tempo que lhe resta da atual legislatura. Por: Sputnik News
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.