POLÍTICA / Entidades ligadas ao campo engrossam manifestações nesta quarta, no Grito dos Excluídos

Treze entidades ligadas ao campo e aos trabalhadores rurais estão intensificando diversas manifestações pelo país nesta semana do Dia da Independência, a ser comemorado nesta quarta-feira, 7. Os movimentos integram a Jornada de Lutas Unitárias e pedem reformas básicas, eleições diretas e a renúncia do presidente Michel Temer.
Os protestos começaram na madrugada de segunda-feira com a ocupação do prédio do Ministério do Planejamento, em Brasília, onde cerca de dois mil manifestantes vão ficar acampados até a próxima sexta-feira, 9. Nesta quarta-feira, haverá em todo o país a manifestação Grito dos Excluídos, que deve estender a ocupação para outros prédios do governo, como Incra, Ministério da Fazenda, entre outros. São quatro as principais reivindicações dos movimentos: defesa da soberania nacional, especificamente em proteção ao pré-sal; a não aprovação de lei que permita a venda de terras brasileiras a grupos estrangeiros; a manutenção da Previdência Social sem reformas; e o direito a uma alimentação mais saudável e menos industrializada para os brasileiros.  Em entrevista à Sputnik Brasil, Débora Nunes, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) fala sobre os objetivos das manifestações em Brasília e em todo o país.

"Não bastasse esse momento de crise política, em que a gente passa por um golpe de estado, parlamentar, midiático, há uma relação ostensiva em relação à reforma agrária, que está paralisada, não se assentam as famílias acampadas. O TCU paralisou a reforma agrária, bloqueou de forma ilegal 450 mil famílias. Há uma série de demandas de políticas públicas que são necessárias para o campo, desde habitação rural, assistência técnica, programas importantes que viabilizam a comercialização da produção dos assentamentos e da agricultura familiar. Nesse período de governo do Michel Temer, essas políticas têm literalmente sido desmanteladas. Vamos para as ruas dizer que nós não vamos permitir retrocesso, que a reforma agrária seja tratada sem a prioridade necessária que entendemos e pela qual lutamos."

Com relação à defesa do pré-sal e a oposição a mudanças na Previdência Social, dois temas que normalmente não fazem parte das reivindicações dos trabalhadores  rurais, Débora observa que esses assuntos sempre estiveram na agenda de prioridades dos trabalhadores do campo, e que talvez agora estejam mais explicitadas.

"Entendemos que os povos devem ser soberanos. A venda de terras para estrangeiros fere a soberania nacional. Como podemos permitir que terras sejam vendidas para estrangeiros, quando no Brasil pessoas ainda são assassinadas porque lutam pela terra, num país extremamente concentrado, monocultor, agroexportador e que tem gerado uma série de contradições e desestruturado o campo." Na opinião de Débora, a reforma da Previdência não vem para reestruturar, organizar, muito pelo contrário.  "É uma proposta que regride e só prejudica o trabalhador. Todo esse debate em torno da Petrobras é muito mais do que querer combater a corrupção, algo que nós também queremos. A verdadeira intenção era fragilizar a Petrobras e fazer a repartição do pré-sal, tanto na exploração quanto na repartição dos recursos." Por: Sputnik News
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]