MUNDO / Venezuela diz que declarações de Serra sobre situação do país são 'descaradas e imorais'

Delcy Rodriguez, a chanceler da Venezuela, manifestou nesta terça (13) repúdio a “declarações descaradas e imorais” de José Serra sobre o país; o chanceler brasileiro afirmou na segunda (12) que considera “sem esperança” a melhoria da relação entre o governo brasileiro liderado por Michel Temer e a Venezuela; por meio do Twitter, a ministra venezuelana afirmou que o “governo de fato do Brasil, produto de um golpe parlamentar, violentou a ordem democrática desta nação irmã sul-americana
Delcy Rodriguez, a chanceler da Venezuela, manifestou nesta terça-feira (13/09) repúdio a “declarações descaradas e imorais” de José Serra sobre o país. O chanceler brasileiro afirmou na segunda-feira (12/09) que considera “sem esperança” a melhoria da relação entre o governo brasileiro liderado por Michel Temer e a Venezuela, e “impossível” uma retomada de laços com o país enquanto Nicolás Maduro for presidente. Já nesta terça-feira, Serra criticou o que classificou como “detenções arbitrárias” no país.

Por meio do Twitter, Rodríguez diz que “a República Bolivariana da Venezuela repudia as descaradas e imorais declarações do chanceler de fato José Serra”. A ministra venezuelana afirma também que o “governo de fato do Brasil, produto de um golpe parlamentar, violentou a ordem democrática desta nação irmã sul-americana”. “A vontade de 54 milhões de cidadãs e cidadãos que elegeram a presidenta Dilma foi vulnerada por uma elite desrespeitosa dos direitos humanos e da democracia”, concluiu Rodríguez.

Em entrevista publicada nesta segunda-feira (13/09) no jornal O Estado de S. Paulo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil afirmou que a Venezuela "é um país fora de controle". Já nesta manhã, Serra divulgou uma declaração em que afirma que o governo brasileiro está “muito preocupado com a multiplicação recente de detenções arbitrárias na Venezuela”, em referência à prisão do jornalista Braulio Jatar, de cidadania venezuelana e chilena.

Jatar foi preso no dia 3 de setembro e está sendo processado por "delitos de extorsão, fraude legitimação de capitais e por atentar contra a ordem constitucional e democrática", segundo o governo venezuelano. Entretanto, de acordo com o jornal online Reporte Confidencial, do qual Jatar é editor, ele foi preso por divulgar vídeos de um protesto contra Nicolás Maduro, presidente do país, nos arredores de Porlamar, na Ilha Margarita, no Caribe oriental venezuelano.
Delcy Rodriguez, chanceler venezuelana, repudiou declarações de José Serra sobre seu país. Foto: Agência Efe
Em sua declaração, José Serra diz que a prisão de Jatar ocorre “à revelia do devido processo legal e em claro desrespeito a liberdades e garantias fundamentais”. “Esse é um desdobramento que dificulta ainda mais o diálogo entre governo e oposição, indispensável para a superação da dramática crise política, econômica, social e humanitária que afeta a Venezuela”, finaliza o chanceler brasileiro.

O Chile também havia se manifestado sobre a prisão do jornalista, cuja família afirmou não saber para onde ele havia sido transferido neste fim de semana. Por meio de comunicado divulgado no domingo (11/09), o governo chileno exigiu que o governo venezuelano "garanta as normas mínimas que devem observar-se em toda detenção e dê a conhecer de imediato o lugar de reclusão de Jatar".

Na segunda-feira (12/09), a chancelaria venezuelana classificou as declarações chilenas como "inadmissível ingerencismo, falsos pressuspostos e falta de recato diplomático". A família de Jatar, por meio do Twitter, informou na noite de ontem que o jornalista se encontra em uma prisão no Estado de Guárico. Por: Opera Mundi
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]