MUNDO / Coreia do Norte realiza maior teste nuclear da sua história

Coreia do Norte efetuou mais um teste nuclear. Sismólogos de todo o mundo registraram a atividade da crosta terrestre na península da Coreia.
Teste nuclear da Coreia do Norte causou sismo de 5,3 graus na escala Richter.

O epicentro dos tremores de magnitude 4,8 a 5,3 atingiu a área do polígono norte-coreano para testes de armas nucleares. A atividade sísmica foi tão forte, que até moradores da região russa de Primorsky Krai sentiram os tremores.

Fontes da estação de detecção de terremotos de Yuzhny Sakhalinsk disseram à RIA Novosti que o terremoto na Coreia do Norte ocorreu a uma profundidade de 12 quilômetros.

A informação sobre a realização de testes foi confirmada em Pyongyang. Em uma edição especial da televisão Central da Coreia do Norte, foi declarado que o país vai continuar o curso sobre o desenvolvimento do programa nuclear.
O que aconteceu?
Os funcionários do Serviço geológico dos EUA foram os primeiros a registrar os tremores sísmicos. Segundo eles, o epicentro foi perto do povoado, que fica a 20 quilômetros do polígono de testes nucleares Pangiri.

Seul e Tóquio têm certeza de que os tremores foram resultado de um teste nuclear na Coreia do Norte. A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, frisou que tais ações revelam a "mania" do líder norte-coreano.

EUA ainda não comentaram, mas a Casa Branca já foi informada sobre os últimos acontecimentos na península do Coreia.

"Nós estamos acompanhando a situação em estreita coordenação com os parceiros regionais", disse o representante do Conselho de segurança nacional da Casa Branca, Ned Price.

Por sua vez, a embaixada da Coreia do Norte na Rússia assinala que testes nucleares atuais representam medidas tomadas em resposta à ameaça das sanções e pressão dos EUA e forças inimigas, que negam categoricamente o estatuto estratégico da Coreia do Norte como país capaz de possuir armas nucleares, condenando a demonstração dos direitos legítimos de soberania norte-coreana.

A Coreia do Norte está satisfeita
A agência telegráfica central da Coreia do Norte informou depois dos testes, que o país tem capacidade de equipar mísseis balísticos com ogivas nucleares. Pyongyang sublinhou que os testes não afetaram negativamente o meio ambiente.

Teste №5
Segundo estimativas de Seul, pela potência desta bomba, ela poderia ter 10 toneladas, escreve a agência de notícias Yonhap, citando fontes diplomáticas.

Na Coréia do Sul foi sublinhado que o novo teste nuclear, se tornou o maior em toda a história da Coreia do Norte.

Imediatamente após a notícia sobre o possível teste de armas nucleares, países vizinhos começaram a monitorar o fundo radiativo. Até agora, os dados de medições confirmam que o fundo não foi excedido.

Segundo Younhap, a realização de testes nucleares resultou na convocação de reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, que será realizada na noite desta sexta-feira (09). A reunião contou com a iniciativa de Seul, Tóquio e Washington.

Novas sanções?
O último teste nuclear de Pyongyang foi realizado em 6 de janeiro. Depois de um mês, em 7 de fevereiro, a Coreia do Norte lançou um foguete-portador com satélite da Terra artificial.

Em resposta, representantes do Conselho da Segurança decidiram, por unanimidade, endurecer a sanções contra a Coreia do Norte. Pyongyang não reconhece tal resolução, se referindo ao fato de que o lançamento foi produzido com fim da exploração espacial, e o teste nuclear foi efetuado devido à política agressiva dos EUA.

De acordo com Seul, os novos tremores foram registrados na mesma área dos tremores de janeiro. Por: Sputnik News
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]