BAHIA / SOMBRA DA LAVA-JATO PAIRA SOBRE ELEIÇÃO EM SALVADOR, DIZ JORNAL
A delação premiada das empreiteiras Odebrecht, OAS estaria pairando como uma sombra nas eleições para a Prefeitura de Salvador, segundo o jornal Valor Econômico.Em reportagem claramente especulativa, o jornal afirma que essas empresas alimentaram o caixa dois de campanhas eleitorais do país inteiro e que a Bahia não poderia estar de fora.
Por isso a expectativa seria com relação a homologação pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal das delações. Segundo o jornal, as revelações podem mudar o clima da campanha para a Prefeitura de Salvador, que ainda estaria em ritmo de aquecimento.
O jornal diz que na delação da Odebrecht e da OAS registram-se contribuições para as campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa (PT) ao governo do Estado, e de Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) à Prefeitura de Salvador. E também aos derrotados nessas eleições, respetivamente Paulo Souto (DEM, 2006, 2010 e 2014) e Nelson Pelegrino (PT, em 2004 e 2012). PT e DEM reconhecem a contribuição e coincidem na explicação: nada aconteceu fora da lei.
A reportagem afirma que as empresas faziam doações com certa isonomia entre os principais candidatos ao governo da Bahia ou à prefeitura, mas diz que em 2012 o equilíbrio foi quebrado, com a Odebrecht concentrando sua contribuição na campanha de ACM Neto e a rival OAS dedicando exclusividade a Pelegrino.
Mas, ainda segundo o jornal, nenhuma direção de campanha revela a intenção de explorar a Lava-Jato. O PT anuncia que entre os temas nacionais prefere a reação ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. E Geddel Vieira Lima (PMDB) diz que, em seus poucos meses de ministro em Brasília, comprovou que o PT sabotou a construção do BRT pleiteado por ACM Neto. Por: Bahia Economica




















Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.