BAHIA / Operação prende cinco pessoas por fraude em esquema que já durava 16 anos na Bahia

Operação ocorre nas cidades de Salvador, Jequié, Vitória da Conquista, Itiruçu, Gongoji, Ibicuí e Itamari.

A operação “Borda da Mata”, deflagrada nesta quinta-feira (4), para combater um esquema fraudulento de sonegação fiscal no sul da Bahia, já prendeu cinco pessoas nesta manhã. Segundo a auditora fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Sheila Meirelles, o líder do grupo, identificado como como Percival, familiares dele, e uma mulher identificada como Neudjane, que é apontada como “testa de ferro” do grupo foram detidos.

Ainda de acordo com a auditora, a empresa Comercial Rio Bahia, de propriedade de Percival, é tida como a responsável pela operação do esquema. Segundo ela, o grupo era responsável por comprar e vender mercadorias usando empresas em nome de “laranjas” para sonegar os impostos.

O Ministério Público afirmou que o grupo é formado por 12 empresas em nome de “laranjas”, que tem atuação principalmente no ramo de distribuição alimentícia. O esquema estava montado e funcionava desde 1990. Estima-se, neste período, um prejuízo R$ 27 milhões.

Foi investigada a constituição ou compra de empresas em nome de familiares e de empregados sem condições econômicas; simulações sucessivas de alterações nos contratos sociais das empresas, modificando assim os quadros societários para confundir a fiscalização; realização de compras e transporte de mercadorias diversas, cujos veículos fogem da fiscalização por meio de desvios localizados próximos aos postos fiscais; indícios de blindagem patrimonial, por meio de doação de bens a familiares; e emissão de documentos fiscais em nome de empresas fictícias.

A operação cumpre ainda 11 mandados de condução coercitiva e nove de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Jequié, Vitória da Conquista, Itiruçu, Gongoji, Ibicuí e Itamari. Uma força-tarefa envolvendo o MP, a Sefaz e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) realiza a operação. Por: Varelanoticias / Foto: Divulgação/Sefaz
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]