Os estudantes do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado no município de São José do Jacuípe (a 292 quilômetros de Salvador), estão participando de um projeto de xadrez que vem estimulando o aprendizado na disciplina de Matemática. Para a prática do xadrez, a unidade de ensino criou uma sala específica onde os alunos jogam entre si e desenvolvem habilidades, como o raciocínio lógico e a concentração. O espaço, tematicamente decorado, contém mesas e tabuleiros disponíveis para a prática do esporte.
Segundo o professor de Matemática e idealizador da iniciativa, José Reinaldo de Oliveira, o xadrez é um jogo muito estimulante porque os estudantes são levados a formular estratégias e aprendem a lidar com vitórias e perdas, além de trabalhar a socialização. “
O projeto vem refletindo diretamente no desempenho dos estudantes, pois eles estão mais concentrados nas atividades, e isso contribui de forma significativa no aprendizado dos conteúdos da disciplina”, destacou o educador.
É o que também afirma Gabriel Sousa Rios, 15 anos, que cursa o 2° ano do Ensino Médio. “
Depois que eu comecei a jogar xadrez na escola, percebi que estou mais concentrado nas aulas, a exemplo das de Matemática. Eu utilizo as habilidades do jogo, como a estratégia, na busca de respostas para as equações e outras atividades da disciplina”.
O estudante Felipe Rodrigues Pereira, 17, conta que já praticava o esporte antes do projeto iniciar e gostou tanto da sala de xadrez que resolveu ajudar a decorá-la com pinturas relacionadas às peças do tabuleiro, como rei, torres, cavalos e peões. “
Tento passar um pouco do que eu sei para os meus colegas e é muito bom porque todos estão se interessando pelo xadrez. Além de ser divertido, o jogo estimula nosso aprendizado e nos ajuda a ter mais atenção e agilidade nas atividades”, afirmou. Por:
Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.