REGIÃO / Comunidades rurais sofrem com a falta de água e omissão do poder público em Umburanas

Enquanto as outras comunidades tem atendimento do carro pipa do exército, Roduleiro é esquecido
As Comunidades rurais de Aníbal, Doutor, Brasília e Roduleiro em Umburanas,  sofrem com a falta d`água. Mas, a comunidade de Roduleiro  em particular, poderia ser uma exceção, pois,  é riquíssima em água, possui uma nascente, onde  a água brota do subsolo.

Como também, possui um poço artesiano. Um local, que pela riqueza natural que possui, jamais poderia ser esquecido. Pois, a fonte de água sofre com a falta de cuidados e estrutura. Ao longo da história do Povoado, um dos mais antigos do município, nunca foi realizado uma obra de revitalização da fonte. Não existe nenhum projeto sendo desenvolvido para preservá-la.  Mas, é a única fonte de água existente no Povoado, uma vez que o poço artesiano está quebrado há sete meses.  E a população, só tem uma única alternativa, famílias inteiras, saem de suas casas com baldes na cabeça, ou em carrinhos de mão para buscar água nessa mesma fonte, porém,  a nascente está secando.

Fonte d´água do Roduleiro sofre com a falta de preservação
Os moradores, precisam madrugar, à espera  da água, que aos poucos vai brotando, formando pequenas poças d`água. Lembrando, que essa água não passa por nenhum tipo de tratamento.

Enquanto as outras comunidades tem atendimento do carro pipa do exército, Roduleiro é esquecido. Uma Comunidade, tão rica em recursos hídricos,  sofre, simplesmente, por ser esquecido pelo poder público.

Um Povoado de uma riqueza natural ímpar em nosso município. Como  também,  é a comunidade mais próxima do Parque Eólico que será instalado em um futuro próximo. Consequentemente, sofrerá os impactos ambientais provocados pelo processo de implantação do Parque. Como também, passará a ser “enxergado”,  pois, será  beneficiado com os projetos sociais e pelo desenvolvimento que o Parque irá trazer para o município de Umburanas.

Por isso, é inadmissível que as comunidades da zona rural, continuem sofrendo com a falta d´água. Sem apoio do poder público local. Que é omisso na preservação das nascentes e na manutenção de poços artesianos.

Fonte do Roduleiro. Água se mistura com os diferentes tipos de solo
Enquanto as demais comunidades, que poderiam ter inúmeros poços artesianos instalados. Como é o caso da comunidade de B. Brasília, que foi beneficiada com um poço artesiano, que abastecia as residências, porém, o poço quebrou há alguns anos atrás, e até hoje, a Comunidade  encontra-se dependendo exclusivamente, do abastecimento de água fornecido em carro pipa, pelo exército. Que nem sempre consegue atender a demanda, uma vez que a comunidade é formada por famílias numerosas com bastantes  crianças.

As comunidades de Aníbal e B. do Doutor não possuem poço artesiano, nem tão pouco são atendidas pela Embasa. Dependendo, exclusivamente da captação de água das chuvas e do abastecimento dos carros pipas particulares ou do Exército. Por: Rota324
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]