A seca que atinge 152 municípios na Bahia vem afetando a economia e pode resultar em forte queda na produção agrícola. A seca afeta várias regiões, inclusive o Sul da Bahia, onde a produção de cacau sofre perda e o Oeste da Bahia onde já se verifica redução nas previsões da safra de soja para este ano. Cerca de 1,5 milhão de pessoas são afetadas pela estiagem.
Por causa da seca, a previsão da produção agrícola da Bahia em 2016 recuou, em maio, para 6,4 milhões de toneladas, ante 7,8 milhões de toneladas previstas no mês anterior, segundo estimativa do IBGE. A queda prevista em relação ao ano passado é de 26,3%.
A safra de cacau 2016/17, por exemplo, vai ter uma quebra de 21%, representando uma perda de ordem de 30 mil toneladas em relação a 2015. Na safra de soja, a previsão é de queda de 23,2%; de 13,7% na de algodão; e de 30% no milho, segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento”.
Ontem a senadora Lídice da Mata fez pronunciamento no Plenário do Senado, alertando para a seca que já atinge 152 cidades da Bahia. Por:
Bahiaeconomica
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.