Moradores de Salvador, de Tucano, de Ribeira do Pombal e de diversas cidades baianas fizeram uma caminhada neste domingo (29) com faixas e cartazes na Barra, em protesto contra a proibição da liberação do uso da fosfoetanolamina sintética, a chamada pílula do câncer. O STF – Supremo Tribunal Federal suspendeu em abril a lei que foi sancionada pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT) que permitiria o uso do composto antes da conclusão dos testes clínicos. O pedido foi feito pela AMB – Associação Médica Brasileira.
Em entrevista ao Informe Baiano, Ana Bello, uma das líderes do movimento na Bahia classificou o ato judicial como “
hipocrisia”. “
Não admitimos que a AMB decida sobre o tratamento que o paciente quer fazer.É lei e direito do cidadão! Assim como podemos fumar e beber, também podemos escolher o remédio a tomar. Sabemos da máfia que existe nos laboratórios. Não vamos descansar por que eles não têm o direito de decidir sobre nossas vidas”.
A decisão judicial é temporária. A pílula foi desenvolvida pela Universidade de São Paulo para o tratamento do tumor maligno e de acordo com pacientes, já curou diversos tipos de câncer. Mas a substância ainda não tem registro na Anvisa. Por:
Informebaiano
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.