BAHIA / Coincidência ou represália? Entenda os erros de arbitragem que estão prejudicando o Bahia na temporada
![]() |
Anderson Daronco e Leandro Pedro Vuaden respectivamente, prejudicaram o Bahia nas finais do Baianão 2016. Foto: Reprodução/ Varela Notícias |
Anderson Daronco – Professor de Educação Física;
Héber Roberto Lopes – Professor de Educação Física;
Leandro Pedro Vuaden – Agente de esportes;
Péricles Bassols – Dentista;
Ricardo Marques Ribeiro – Funcionário público;
Sandro Meira Ricci – Funcionário público;
Wilton Pereira Sampaio – Assistente administrativo.
No âmbito nacional, os times nordestinos sempre sofreram com erros de arbitragem. Na dúvida, os juízes terminam tendo uma tendência de apitar à favor dos clubes do Sul e Sudeste. A preocupação começa quando erros gravíssimos passam a acontecer com uma frequência grande, contra uma mesma equipe, que coincidentemente tem um posicionamento firme e contrario à CBF e sua comissão de arbitragem.
1) Possível candidatura de Marcelo Sant’Ana à presidência da CBF
No dia 21 de janeiro de 2016, foram veiculadas notícias sobre o possível banimento do então presidente da CBF, o Sr. Marco Polo Del Nero e a movimentação dos clubes para a convocação de novas eleições. Na época, o movimento cogitou três nomes: Romildo Bolzan Jr. (Grêmio), Daniel Nepomuceno (Atlético-MG) e Marcelo Sant’Ana (Bahia).
2) Acordo dos direitos de transmissão com concorrente da Rede Globo
No dia 02 de março de 2016, o Esporte Clube Bahia comunicou em seu site oficial a formalização do acordo com o Esporte Interativo (Turner) para os direitos de transmissão da TV fechada do Campeonato Brasileiro da Série A, das temporadas 2019 a 2024. O “problema” é que o EI é concorrente da Rede Globo de Televisão, que atualmente detém os direitos de transmissão e é grande parceira da CBF.
3) Posicionamento no “Caso Victor Ramos”
No dia 28 de março de 2016, foram veiculadas notícias sobre o “Caso Victor Ramos”. O jogador teria sido escalado de maneira irregular, supostamente infringindo o parágrafo 3º do artigo 20 do regulamento da competição. Em entrevista coletiva, Marcelo Sant’Ana confirmou que o Bahia entraria como um dos interessados no caso e o clube chegou a pedir suspensão do Baianão até que o processo fosse julgado no STJD. Inclusive, no site do clube foi publicada uma nota oficial, confira trecho:
“(…) o Esporte Clube Bahia preza pelo futebol jogado em campo, todavia sem deixar de mirar o respeito às regras e regulamentos e, por isso, sempre se portará como protagonista na luta pelo respeito destemido a todo complexo de normas, éticas e jurídicas, que envolvem o desporto”.
4) Estopim: Erros graves, críticas pesadas à CBF e comissão de arbitragem
Após os erros de arbitragem nas finais do estadual, o Bahia voltou a ser prejudicado. Desta vez, o Esquadrão foi vítima dos erros na Copa do Brasil, quando o Sr. Vinícius Gonçalves Dias Araújo validou um gol ilegal do América-MG e ainda deixou de apitar um pênalti claro a favor do Bahia. Para o presidente do clube, a eliminação do esquadrão foi o estopim.
No dia 18 de maio de 2016, Marcelo Sant’Ana pôs em cheque o trabalho do Sr. Sérgio Corrêa, diretor de arbitragem da CBF, em coletiva:
“É difícil achar que isso é coincidência. Hoje tivemos um pênalti claro não marcado e tomamos um gol irregular (…) é preciso que se marque pênalti em favor do Bahia também. O presidente Marco Polo Del Nero tem que prestar atenção ao péssimo trabalho do diretor de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.”
Depois da reclamação contundente, o diretor de arbitragem da CBF ironizou Sant’Ana:
“Estamos analisando o desempenho da arbitragem para as providências cabíveis, assim como, certamente, fazem os clubes com seus jogadores que, no entendimento do treinador perdem ou tomam gols fáceis”.
E ai, torcedor? É coincidência ou represália?
Por: Varelanoticias

Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.