O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki negou nesta segunda-feira (4) seguimento a duas ações que questionavam no tribunal a legalidade da posse do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil. Com isso, o ministro Gilmar Mendes continuará como relator dos principais pedidos para impedir o petista de assumir um cargo no governo Dilma.
 |
| Foto: Carlos Humberto/STO/STF |
Teori negou duas ações, chamadas de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Elas alegavam que Lula tinha sido nomeado no intuito de conceder ao ex-presidente a prerrogativa de ter foro privilegiado e deixar de ser investigado pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato. Essa questão é tratada nos processos sob relatoria de Gilmar.
Para Teori, há outros mecanismos para a resolução da questão e que a ADPF não seria ideal para discutir o problema porque este seria um caso específico, não podendo o tribunal fixar uma tese. A nomeação de Lula segue suspensa desde o dia 18 de março. Por:
Metro1
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.