MUNDO / Temer tenta desmontar no exterior tese de golpe

Temer concedeu entrevistas separadamente a duas das principais publicações especializadas em economia do mundo -o nova-iorquino "The Wall Street Journal" e o londrino "Financial Times".
No dia em que Dilma Rousseff viajou para os Estados Unidos para denunciar na ONU o golpe de Estado representado pelo processo de impeachment, o vice-presidente Michel Temer lançou uma contraofensiva na imprensa internacional para rebater a tese de que o possível afastamento da petista represente a ruptura da ordem institucional do país.

Temer concedeu entrevistas separadamente a duas das principais publicações especializadas em economia do mundo -o nova-iorquino "The Wall Street Journal" e o londrino "Financial Times"- para rejeitar a pecha de golpista que Dilma tem lhe atribuído.

Foram as primeiras manifestações públicas do peemedebista desde que 367 dos 513 deputados da Câmara -mais do que os dois terços (342) exigidos pela lei- aprovaram a continuidade do processo de impeachment da antiga companheira de chapa.

"Se cada etapa do impeachment está de acordo com a Constituição, como pode ser golpe?", disse Temer à publicação americana.

Se o Senado acolher o processo enviado pela Câmara, Dilma será afastada por até 180 dias, sendo substituída por Temer. Se ela for condenada, o peemedebista fica no cargo até a sucessão de 2018.

Nas Nações Unidas, Dilma fará um discurso em que afirmará que as chamadas pedaladas fiscais não constituem motivo suficiente para o afastamento e que ela não é alvo de acusações de corrupção, diferentemente de grande parte dos congressistas que votaram para destituí-la.

Ao internacionalizar o discurso de que o impeachment solapa a democracia brasileira, Dilma busca minar a legitimidade de Michel Temer aos olhos da comunidade internacional.

Falando na condição de presidente interino com a viagem de Dilma ao exterior, Temer disse que deixará o cargo com a volta da titular, no sábado, o que prova do funcionamento regular das instituições no país.

Temer expressou descontentamento com as recentes acusações de que esteja conspirando para destituir a presidente e tomar o lugar dela.

"O fato de ela estar dizendo que eu sou um golpista é obviamente perturbador para mim e para a vice-presidência da República", disse.

Numa variação ao "Financial Times", Temer lembrou que Dilma perdeu, simultaneamente, base de sustentação no Congresso e apoio da população -ecoando pesquisa do Datafolha que mostrou que, no início do mês, 61% dos entrevistados apoiavam o impeachment.

"Quando ela me acusa de ser um conspirador ou um conspirador ou um golpista, eu me pergunto se eu realmente teria a capacidade de influenciar 367 deputados e 70% da população brasileira. Trata-se de algo sem o menor fundamento", afirmou Temer.

Temer também se disse preparado para montar um novo governo no caso do Senado aprovar a continuidade do processo de impeachment, mas evitou mencionar quem pretende nomear.

"Quando o tempo chegar, eu terei o governo na minha cabeça e só então vou anunciar os nomes", disse. Por: Noticiasaominuto, com informações da Folhapress
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]