MEIO AMBIENTE / Filhote da maior ave de rapina das américas é encontrado em parque da Bahia

Os biólogos do Parque Nacional do Pau-Brasil, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada no sul da Bahia, têm motivos de sobra para comemorar. Depois de monitorarem por três meses um filhote de gavião-real (Harpia harpyja), a maior ave de rapina das américas, finalmente localizaram seu ninho. A descoberta vai permitir aos pesquisadores ampliar o conhecimento da espécie, contribuindo para sua preservação.
Pesquisadores lutam há mais de 10 anos para preservar a espécie de gavião-real. Foto: Divulgação/ICMBio/Jailson Souza
O gavião-real era encontrado em várias regiões do País, mas entrou em risco de extinção, sendo classificado como vulnerável, devido ao avanço do desmatamento na Mata Atlântica. É a primeira vez, em mais de dez anos de atividades no bioma, que o grupo de monitoramento encontra um ninho com filhote em áreas remotas do parque, que ocupa o equivalente a 190 mil campos de futebol em área de Mata Atlântica no sul da Bahia.

Soltura
Há pouco mais de um ano, a equipe que tenta salvar a harpia fez a soltura de uma fêmea resgatada e cuidada por um mês no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas/Ibama) e por mais de dois anos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel. O otimismo da equipe que monitora o ninho tem uma justificativa. A harpia, dona de uma envergadura (asas abertas) de mais de 2,5 metros, constitui um dos maiores desafios de preservação do País.

É uma ave que está no topo da cadeia alimentar, o que faz com que sua sobrevivência dependa de um ambiente muito equilibrado, com vegetação preservada e abundância de outras espécies animais das quais se alimenta. O ninho encontrado está em um embiruçu, árvore com mais 35 metros de altura e 3,5 metros de circunferência. As harpias da Costa do Descobrimento, como é conhecida a região do litoral sul da Bahia, na fronteira com o Espírito Santo, são as últimas remanescentes do bioma Mata Atlântica.

O novo ninho foi localizado fora de área onde regularmente a espécie se reproduz. Para sobreviver, um único gavião-real precisa de um território equivalente a 50 campos de futebol. Os filhotes ficam com os pais até completarem um ano e meio e circulam somente a 700 metros do local de nascimento, época em que aprendem a voar e a caçar para sobreviver.

Monitoramento
As harpias na região do Parque Nacional do Pau Brasil e em seu entorno são monitoradas pelo satélite Argos e por transmissores de radiofrequência, além do tradicional anilhamento. A ave solta pelo projeto ocupa uma área de pouco mais de 20 campos de futebol, num raio de 4 Km. O trabalho multidisciplinar é financiado e executado pela equipe da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, situada entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, com apoio de uma empresa privada.

O projeto Harpia na Mata Atlântica, coordenado pelo Programa de Conservação do Gavião-Real, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Aves de Rapina, do ICMBio, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Conta, ainda, com apoio das populações locais e de grupos de falcoaria envolvidos na reabilitação das águias resgatadas. As informações são do site do ICMBio.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]