POLÍTICA / Ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada é condenado a 12 anos de prisão

O ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, condenado nesta segunda (1º) a 12 anos de prisão na Lava Jato
O juiz federal Sergio Moro, que cuida das ações da Operação Lava Jato na primeira instância em Curitiba, condenou nesta segunda-feira (1º) o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada a 12 anos e dois meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além de multa.

Na sentença, o magistrado acolheu a tese do Ministério Público, de que Zelada recebeu propina por um contrato da Petrobras por navios-sonda —ele negou as acusações. Cabe recurso à decisão de Moro.

Moro também condenou o ex-gerente Eduardo Musa —subordinado direto de Zelada à época do negócio—, a 11 anos e oito meses de prisão e multa. Ele também foi acusado de receber propina em troca de facilitar a obtenção do contrato.

Ao todo, teriam sido pagos cerca de US$ 31 milhões em propinas. O lobista João Augusto Rezende Henriques, tido como operador do PMDB no esquema, também foi condenado. O caso envolve o afretamento por US$ 1,81 bilhão do navio-sonda Titanium Explorer da empresa americana Vantage Drilling, em 2008.

Baseado em dados de um relatório de auditoria feito pela própria Petrobras, a Procuradoria culpou Zelada por ter ignorado procedimentos de governança ao celebrar o contrato, em 2008, contra recomendações dos técnicos que faziam objeções ao afretamento do navio-sonda.

Também são réus Hamylton Pinheiro Padilha Junior e Raul Schmidt Felippe Junior, que teriam distribuído a propina aos funcionários da Petrobras por meio de empresas baseadas em paraísos fiscais. Os pagamentos ao ex-diretor ocorreram em contas na Suíça e em Mônaco.

Zelada foi preso em julho do ano passado, na 15ª fase da Lava Jato, denominada Conexão Mônaco —em referência a suas contas bancárias naquele país.

OUTRO LADO
O criminalista Renato de Moraes, que conduz a defesa de Jorge Zelada, disse que a condenação do ex-diretor é injusta. "A defesa está inconformada e vai apresentar recurso ao Tribunal Regional Federal para reformar esta decisão", disse o advogado. Por: folha
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]