REGIÃO / Caso de microcefalia é registrado em Ipirá

Em razão da preocupação que tanto o poder público quanto a população ipiraense demonstra em virtude do aumento considerável do mosquito Aedes aegypti no estado, na região e de seu aparecimento no município de Ipirá, o Mult Show entrevistou o atual secretário de Saúde e a coordenadora de endemias, Gildeon Oliveira e Neuza Bastos, respectivamente, para esclarecer determinados pontos, assim como apresentar as ações implementadas pelo município no combate a esse terrível mosquito que além de transmitir o vírus da dengue, transmite chikungunya e zika.

Na entrevista conduzida pelo apresentador do programa Manoel Hito foram apresentadas as mais variadas informações sobre as doenças causadas pelo mosquito. A coordenadora de endemias disse durante a entrevista que todos os agentes de endemias estão empenhados no combate ao mosquito, mas que existem resistências por parte de alguns moradores que duvidam que o mosquito seja o causador de tantas doenças e também vem enfrentando dificuldades por conta de muitas vezes encontrar imóveis fechados. Ainda de acordo com Neuza Bastos, Ipirá já contabiliza um caso de microcefalia, vale destacar que o bebê ainda não nasceu.

O secretário de saúde do município disse que é preciso empenho da comunidade para que juntos com as autoridades sanitárias do município realizem um combate mais efetivo ao  mosquito.  De acordo com Gildeon Oliveira, a secretaria de saúde está desenvolvendo campanhas para alertar a população sobre os perigos que o mosquito Aedes aegypti oferece a todos.

Mosquito transmissor
Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Zika e dengue são do gênero Flavivirus, já o chikunguna é do gênero Alphavirus.

As doenças têm gravidades diferentes. A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.

O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.

Já a febre por zika vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias. Apesar de os sintomas serem mais leves do que os de dengue e chikungunya, a relação do vírus com a microcefalia e a possível ligação com a síndrome de Guillain-Barré têm trazido preocupação. Por: ipirafm
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]