FIQUE SABENDO! / EUA alertam gestantes para evitar ida ao Brasil e países expostos ao zika

As autoridades de saúde dos Estados Unidos emitiram um alerta nesta sexta (15) para que mulheres grávidas evitem viagens ao Brasil e a outros países da América Latina expostos ao vírus zika.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo (CDC na sigla em inglês), a decisão foi tomada depois que cientistas da agência testaram amostras fornecidas pelas autoridades de saúde do Brasil que indicaram a ligação entre o vírus zika e casos de bebês com microcefalia –má-formação cerebral que pode trazer limitações graves ao desenvolvimento da criança.

"Até que a situação seja melhor conhecida, e por uma questão de extrema cautela, o CDC recomenda precauções especiais a mulheres grávidas e mulheres tentando engravidar", diz o comunicado da agência. "Mulheres em qualquer estágio de gestação devem consideram o adiamento de viagens a áreas onde a transmissão do vírus zika está ocorrendo".

DENGUE NO BRASIL
Com 1,6 milhão de casos, país bateu recorde da série histórica

O alerta abrange 14 países: Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela, El Salvador e Porto Rico.
"Consideramos a situação séria, porque a infecção está se espalhando muito rapidamente", disse Lyle Petersen, diretor do CDC.

O temor de que a doença se espalhe nos EUA aumentou depois que um primeiro caso de contágio local foi registrado em Porto Rico, no fim do ano passado.

Nesta semana, um caso da doença foi diagnosticado em uma paciente no condado de Harris, estado do Texas. De acordo com a imprensa local, ela voltou recentemente de uma viagem a El Salvador, onde contraiu a doença.

Embora alguns órgãos de imprensa nos EUA tenham noticiado que este seria o primeiro caso no país, segundo o CDC em 2015 e 2016 oito pacientes foram diagnosticados com o vírus, todos contraídos no exterior.

O número de casos notificados de dengue no país chegou a 1,6 milhão em todo o ano de 2015, período em que o país registrou uma das piores epidemias da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Os dados, que fazem parte do balanço mais atualizado sobre a dengue -com informações de 4 de janeiro de 2015 a 2 de janeiro deste ano- foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Ministério da Saúde.

Questionado, o Ministério da Saúde informou, em nota, "não recomendar nenhuma medida restritiva de viagem ou comércio internacional, além do cuidado especial com as gestantes, independente do vírus zika". A medida, afirma, segue os parâmetros da Organização Mundial de Saúde.

A pasta diz considerar ainda que as recomendações do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos "reforçam medidas já adotadas pelo governo brasileiro no cuidado especial com as gestantes", como o uso de repelentes e roupas compridas que minimizem a exposição da pele, além de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

"Assim como o CDC, a recomendação do governo brasileiro é de que as gestantes façam, desde o início da gravidez, acompanhamento médico e consultas de pré-natal, com a realização dos exames preconizados. É importante reforçar que, em qualquer situação, as gestantes precisam consultar seu médico antes de viajar e que, de fato, é necessário um cuidado especial em viagens", completa a pasta. Por: www1.folha.uol.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]