TECNOLOGIA / BAHIA TERÁ NOVO COMPLEXO EÓLICO QUE ENTRARÁ EM OPERAÇÃO COMERCIAL EM 2018

A Itaguaçu da Bahia Energias Renováveis S.A. (Iber) dará agora em janeiro o pontapé inicial para a construção de dez parques eólicos no estado. No próximo dia 25, a holding irá receber as propostas das empresas ou consórcios interessados na fabricação e fornecimento de 140 aerogeradores para o complexo, localizado em Itaguaçu da Bahia e Gentio do Ouro. O vencedor da concorrência ficará encarregado também do transporte, seguros, montagem completa dos equipamentos, operação e manutenção do empreendimento, dentre outros serviços.

A Iber dispõe de um orçamento de R$ 1,429 bilhão para o projeto. No entanto, vence a disputa quem oferecer o menor preço de custo de energia comercializada. "Vamos assinar o contrato com o vencedor da licitação em março. A entrega e o início da montagem dos aerogeradores estão previstos para o primeiro semestre de 2017", diz Marcus Vinicius do Nascimento, diretor-técnico da Iber.

O Complexo Eólico Itaguaçu da Bahia entrará em operação comercial em abril de 2018 e terá uma capacidade de 280 MW (megawatts). "A capacidade do empreendimento é quase a mesma da Usina Hidrelétrica de Três Marias, em Minas. A energia gerada irá atender 720 mil famílias", diz o diretor.

O Complexo Eólico Itaguaçu da Bahia vai ocupar uma área de 14.381,55 hectares em uma região com um dos maiores potenciais de produtividade de energia eólica do país. "Os ventos ali são unidirecionais, têm velocidade constante", diz Marcus Vinicius do Nascimento. O complexo é formado pelos parques eólicos Itaguaçu da Bahia, Santa Luiza, Santa Madalena, Santa Marcella, Santa Vera, Santo Antônio, São Bento, São Cirilo, São João e São Rafael. A energia gerada pelo complexo será escoada através de uma linha de transmissão de 230 KV denominada LT Itaguaçu - Gentio do Ouro II, com 36 km de extensão. Por: A Tarde
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]