SAÚDE / Governo pretende ampliar projeto de mosquitos transgênicos na Bahia

A produção da biofábrica de mosquitos transgênicos Moscamed, que tem a instalação localizada em Juazeiro, no interior baiano, vai ser ampliada de forma emergencial, após decisões dos governos estadual e federal. O objetivo primário é ampliar a disseminação dos mosquitos, que atualmente é realizada somente na cidade de Jacobina, para dez municípios com menos de 35 mil habitantes, mas com elevada taxa de infestação por Aedes aegypti.

Conforme solicitação do Ministério da Saúde, a ideia é que a estratégia seja colocada em prática no início de 2016. Para isso, o governador Rui Costa autorizou a cessão do galpão da biofábrica de palma forrageira. No local vai ser instalada uma fábrica de ovos de mosquitos transgênicos. A medida foi divulgada em uma reunião realizada na última terça-feira (29) pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Na ocasião, Vilas-Boas garantiu a renovação do contrato de financiamento do projeto, que irá vencer nesta quinta-feira (31). O acordo tem valor de R$ 1,2 milhão.

Entenda o projeto
A iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) busca realizar o cruzamento das fêmeas do Aedes silvestre com machos transgênicos, para que sejam gerados mosquito estéreis, ou que morram antes de chegar à fase adulta. Com isso, nos locais em que fossem liberados os mosquitos modificados, haveria 80% da redução do número de ovos e mosquitos selvagens. Atualmente a fábrica possui uma capacidade de 4 a 5 milhões de mosquitos por semana, dado suficiente para controlar uma área de até 100 mil habitantes. Por: www.metro1.com.br * Foto: Ascom/ Sesab
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]