SAÚDE / Bahia tem terceiro maior número de casos de microcefalia

A Bahia tem 180 casos notificados de microcefalia, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado na manhã desta terça-feira, 8, pelo Ministério da Saúde. O número é 20% maior do que o divulgado nesta segunda-feira, 7, pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que foi de 150 casos até o dia 3 de dezembro.

O estado tem o terceiro maior número de casos suspeitos do Brasil, ficando atrás de Pernambuco (804) e Paraíba (316). O ministério divulgou também que foram registrados 19 mortes notificadas, sendo duas delas na Bahia. O Rio Grande do Norte é o estado com maior número de óbitos, com sete registrados.

Em todo o Brasil, são 1.761 casos notificados em 422 municípios de 14 estados. O número já é 41,1% maior em relação ao divulgado no terceiro boletim, no último dia 30 de novembro, quando o ministério anunciou 1.248 casos notificados em 311 municípios de 14 unidades da federação.

Os dados estão sendo apresentados em coletiva de imprensa realizada na sede do ministério, em Brasília, pelo diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch.
Novo protocolo
O Ministério da Saúde anunciou que já está disponível no site da pasta o novo protocolo de atenção à microcefalia, construído com a colaboração de especialistas e ajusta algumas definições do protocolo inicial.

"A diferença fundamental é o critério da medida do perímetro cefálico. A anterior havia sido de 33 centímetros. O objetivo era justamente ter uma margem de segurança ampla para saber o que estava acontecendo. Agora, redefinimos para 32 centímetros", afirmou Maierovitch.

Segundo ele, essa diferença aparentemente pequena leva a um grande número de notificações de crianças que estão na curva da normalidade, porém no extremo dessa curva. "Ao redefinir para 32 centímetros, teremos uma segurança maior, captar crianças que têm mais chance de ter microcefalia. Aquelas crianças que ficam na faixa entre 32 e 33 centímetros serão acompanhadas, mas sabemos que a probabilidade que tenham microcefalia é baixíssima", disse ele. Por: atarde.uol.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]