POLÍTICA / Crise nos municípios baianos pode mudar rumos das eleições em 2016

A crise financeira com a falta de repasse de recursos aos municípios baianos pode mudar o rumo das eleições em 2016. Além de não conseguirem realizar o trabalho nos municípios, os prefeitos enfrentarão poucos recursos para fazerem campanha, além das mudanças causadas pela reforma política. Ao menos, três prefeitos que conversaram com a reportagem do Bocão News, já se colocam fora da disputa eleitoral por conta da falta de recursos.
Clique aqui e continue lendo...
Em Ichu, o prefeito Antônio George (PSC), não tentará a reeleição. “Entrei na prefeitura para tentar mudar a realidade do meu município e apesar de conseguir algumas coisas sinto que não poderei fazer muito. Isso prejudica a credibilidade do prefeito, do município. Essa crise me deixa angustiado e não tenho perspectivas de me reeleger”, revelou. Segundo ele, o município de Ichu vive apenas com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que não é suficiente para garantir as ações do município. “Se a receita cai, a população diz que o prefeito não está fazendo nada porque está comendo o dinheiro. Então assim fica muito difícil continuar”, lamentou.

O prefeito de Bom Jesus da Serra, Welton Andrade (PSD), também alimenta a dúvida de ir para a reeleição. Para ele, na hora da decisão, não pesará apenas a questão política. “Apesar de termos nos saído bem no processo eleitoral, nos alimenta a vontade de ir para a reeleição, mas ao mesmo tempo ficamos temerosos pela dificuldade de gerir. A receita vem reduzindo e as despesas aumentando. Chega ao ponto da insustentabilidade”, declarou.

Quem também já desistiu da candidatura à reeleição é a prefeita de Ilhéus, Tânia Brito (PP). A gestora apontou que as dificuldades financeiras do município e a pressão da população, fez com que desistisse do pleito em 2016. Contudo, a desistência da petista passa por irregularidades na gestão e o alto índice de rejeição.  

Embora afirmem que a falta de recursos atinja as candidaturas, os gestores ainda lidarão com o descrédito da população diante da crise política. E ainda mais, a reforma política fará com que os postulantes criem manobras para se garantirem no poder. Com pouco dinheiro nos cofres públicos dos municípios, os partidos maiores se beneficiarão do fundo partidário, o que não deverá ocorrer com os nanicos. www.bocaonews.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]