TECNOLOGIA / Operadoras de celular no Brasil preparam ação contra o WhatsApp

As operadoras de telecomunicações brasileiras preparam uma petição contra o WhatsApp, que pertence ao Facebook. As informações foram dadas pela Reuters, que citou fontes próximas às companhias. O documento irá citar embasamentos econômicos e jurídicos contra o recurso de voz do aplicativo.
As operadoras de telecomunicações brasileiras preparam uma petição contra o WhatsApp, que pertence ao Facebook. As informações foram dadas pela Reuters, que citou fontes próximas às companhias. O documento irá citar embasamentos econômicos e jurídicos contra o recurso de voz do aplicativo.
Clique aqui e continue lendo...

Além disso, as empresas ainda estudam uma ação judicial contra o WhatsApp. O texto final deverá ficar pronto em até dois meses e será entregue à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A principal questão das operadoras contra o WhatsApp tem a ver com as chamadas de voz. As empresas questionam o fato do serviço ser habilitado por meio de um número de celular e não através de um login como outros programas e apps que fornecem voz por IP, como o Skype.

Como o número de celular é outorgado pela Anatel e depende de certificações e tributações, as empresas questionam o fato do WhatsApp usar as linhas para possibilitar o acesso aos usuários. Hoje, a Anatel cobra R$ 26 por cada ativação de linha móvel e R$ 13 anual de taxa de funcionamento. Esses valores vão para um Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Ainda existem obrigações de fiscalização, qualidade e metas a serem alcançadas anualmente. Em caso de descumprimento, as empresas podem ser multadas e até proibidas de homologar novas linhas.

O WhatsApp, argumentam as operadoras, não pagam nada disso. Executivos já verbalizaram o incômodo trazido pelo WhatsApp. O presidente da Telefônica Brasil, Amos Genish, chegou a dizer à Agência Estado que o aplicativo “agia como uma operadora pirata”.

O debate está bem no início. Uma das questões é avaliar se o WhatsApp age como um serviço de telecomunicações ou de valor adicionado. Uma fonte da Reuters junto à Anatel disse que o órgão recebeu nenhum pleito e que não julga aplicativos.

A assessoria do WhatsApp no Brasil não estava imediatamente disponível para comentar o assunto. Já o SinditeleBrasil, que representa as operadoras, disse que não irá se pronunciar sobre o assunto.  Fonte: Uol
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]