SAÚDE / SESAB CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ NA BAHIA

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a primeira morte em decorrência da Síndrome de Guillain-Barré no estado nesta quarta-feira (8). Segundo informações do subsecretário, Roberto Badaró, a vítima é uma mulher de 26 anos, que começou a manifestar os sintomas da doença no dia 20 de maio. A Sesab deu início a uma investigação para descobrir a relação do desenvolvimento da doença com o Zika Vírus.  Uma outra morte foi registrada no estado, mas ainda não há confirmação de que esteja relacionada com a Síndrome de Guillain-Barré. A Vigilância Epidemiológica Estadual notificou o óbito da mulher de 26 anos no dia 12 de junho. Já foram registradas 55 notificações da doença em todo o estado. 12 pacientes foram internados no Hospital Couto Maia, em Salvador. a secretaria informou que os demais casos são tratados na rede particular. A Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais, como o Zika Vírus. A enfermidade provoca fraquezas ascendentes, paralisia flácida, mas a doença pode agravar até causar paralisia na musculatura respiratória e, com isso, o paciente necessita de suporte ventilatório para auxiliar na respiração. Geralmente, os pacientes percebem a doença através de sensações cutâneas como frio, calor e formigamento nas extremidades dos membros inferiores e, em seguida, superiores. O diagnóstico inicialmente é clínico. Depois, o paciente passa pelo exame do líquor, quando o líquido da medula é retirado. O exame é semelhante ao utilizado para diagnóstico da meningite. Os pacientes com sintomas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde. De acordo com a Sesab, a Bahia vive epidemia de três doenças: dengue com 45.538 casos em 2015, chikungunya 11.351 e a zika, considerada uma doença exantemática indeterminada, 32.873. Após as confirmações dos casos, a Sesab bloqueou 18 leitos de três hospitais na capital apenas para o atendimento de pessoas com suspeita da Síndrome de Guillain-Barré.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a primeira morte em decorrência da Síndrome de Guillain-Barré no estado nesta quarta-feira (8). Segundo informações do subsecretário, Roberto Badaró, a vítima é uma mulher de 26 anos, que começou a manifestar os sintomas da doença no dia 20 de maio. A Sesab deu início a uma investigação para descobrir a relação do desenvolvimento da doença com o Zika Vírus.

Uma outra morte foi registrada no estado, mas ainda não há confirmação de que esteja relacionada com a Síndrome de Guillain-Barré. A Vigilância Epidemiológica Estadual notificou o óbito da mulher de 26 anos no dia 12 de junho. Já foram registradas 55 notificações da doença em todo o estado. 12 pacientes foram internados no Hospital Couto Maia, em Salvador. a secretaria informou que os demais casos são tratados na rede particular.
A Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais, como o Zika Vírus. A enfermidade provoca fraquezas ascendentes, paralisia flácida, mas a doença pode agravar até causar paralisia na musculatura respiratória e, com isso, o paciente necessita de suporte ventilatório para auxiliar na respiração.
Geralmente, os pacientes percebem a doença através de sensações cutâneas como frio, calor e formigamento nas extremidades dos membros inferiores e, em seguida, superiores. O diagnóstico inicialmente é clínico. Depois, o paciente passa pelo exame do líquor, quando o líquido da medula é retirado. O exame é semelhante ao utilizado para diagnóstico da meningite. Os pacientes com sintomas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde.
De acordo com a Sesab, a Bahia vive epidemia de três doenças: dengue com 45.538 casos em 2015, chikungunya 11.351 e a zika, considerada uma doença exantemática indeterminada, 32.873. Após as confirmações dos casos, a Sesab bloqueou 18 leitos de três hospitais na capital apenas para o atendimento de pessoas com suspeita da Síndrome de Guillain-Barré. Por: Chapada Noticias
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]