MEIO AMBIENTE / Em defesa do licuri e do umbu

No próximo dia 6 de julho será realizada, a audiência pública "A preservação do licurizeiro e do umbuzeiro", na sede da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), no município de Capim Grosso, situado a 272  km de Salvador. O encontro  objetiva discutir o Projeto de Lei 21.135/2015 ,de autoria da deputada estadual Neusa Cadore (PT), que  torna essas espécies de interesse comum e imunes de corte.  Segundo a deputada é preciso debater o projeto com os diversos setores sociais. "Já estamos dialogando com as universidades, mas é fundamental debater o projeto com as organizações sociais que solicitaram essa lei. Preservar o licuri e o umbu é preservar a vida de milhares de famílias que sobrevivem da extração desses frutos" afirmou a parlamentar. Uma delas é a Coopes que trabalha há 10 anos com produtoras extrativistas de licuri que ainda quebram o coco na pedra. A cooperativa estimulou o desenvolvimento de  produtos com valor agregado, utilizando receitas próprias. Em abril último foi aprovado um projeto para compra de máquinas de quebra e de beneficiamento do licuri, que deverão ser aperfeiçoados através de pesquisas desenvolvidas pelo IF Baiano. O projeto foi elaborado com a ajuda de organizações sociais que militam na preservação desses produtos. Pela proposta, o corte das árvores será permitido apenas para a execução de obras de relevante interesse social, com autorização do órgão competente e plantio das espécies suprimidas. Fonte: atarde.uol.com.br
No próximo dia 6 de julho será realizada, a audiência pública "A preservação do licurizeiro e do umbuzeiro", na sede da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), no município de Capim Grosso, situado a 272  km de Salvador. O encontro  objetiva discutir o Projeto de Lei 21.135/2015 ,de autoria da deputada estadual Neusa Cadore (PT), que  torna essas espécies de interesse comum e imunes de corte.

Segundo a deputada é preciso debater o projeto com os diversos setores sociais. "Já estamos dialogando com as universidades, mas é fundamental debater o projeto com as organizações sociais que solicitaram essa lei. Preservar o licuri e o umbu é preservar a vida de milhares de famílias que sobrevivem da extração desses frutos" afirmou a parlamentar.
Uma delas é a Coopes que trabalha há 10 anos com produtoras extrativistas de licuri que ainda quebram o coco na pedra. A cooperativa estimulou o desenvolvimento de  produtos com valor agregado, utilizando receitas próprias. Em abril último foi aprovado um projeto para compra de máquinas de quebra e de beneficiamento do licuri, que deverão ser aperfeiçoados através de pesquisas desenvolvidas pelo IF Baiano.
O projeto foi elaborado com a ajuda de organizações sociais que militam na preservação desses produtos. Pela proposta, o corte das árvores será permitido apenas para a execução de obras de relevante interesse social, com autorização do órgão competente e plantio das espécies suprimidas. Fonte: atarde.uol.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]