BAHIA / COITÉ: Cantor coiteense morto há oito anos fez parte da história do axé baiano
Daudeth que foi locutor de serviço de auto falante em Coité, teve destaque também como animador do Trio Marabá e viajou para Salvador, no novo mercado gravou dez discos e trabalhou ao lado de grandes artistas como Luis Caldas, com quem fez parceria no início da carreira, e o jamaicano Jimmy Cliff, que se apresentou em Salvador e Serrinha em show que teve sua produção e promoveu a primeira e única micareta na Avenida Paulista, em São Paulo.
Mas seu grande sucesso que repercutiu nacionalmente não foi no axé music e sim dentro de uma coletânea de lambada produzida pela gravadora Som Livre sendo a primeira musica do disco com o titulo ” Mexa Mexa”.
Dal Santana empresariou por vários anos o Trio Elétrico Tapajós em todo o país e deixou de cantar para produzir eventos e programas de televisão e seu último trabalho de produtor foi no programa “Oxente Gente”, veiculado na TV Band Bahia. Santana preparava a primeira micareta do distrito de Salgadalia / Coité que seria realizada no mês de setembro mas infelizmente não teve a oportunidade devido as complicações de saúde que o levou a morte no fim de agosto de 2007.
O Calila Noticias fez uma reportagem em maio de 2011 durante o Coité Folia e sugeriu que fosse colocado o nome do circuito Daudeth Santana, para homenagear o artista, como a cidade nos últimos anos não vem realizando a festa, a sugestão perdeu força, mas nesse ano que a chama do axé se acendeu, não há informação se haverá ou não a Coité Folia, mas ao tomar conhecimento dessa proposta, o vereador Jerônimo Mendes de Oliveira (PMDB), mais conhecido por Gel de Tetê, em contato com o Calila parabenizou pela sugestão e falou que irá consultar os arquivos da Câmara e caso não esteja oficializado, apresentará um projeto neste sentido. (Redação CN)
Parabéns pela matéria. Há muito não se fala de quem fez de nossa cidade "Coité" um palco para as melhores festas da Bahia.
ResponderExcluir