NORDESTE / Músicas do Nordeste não

Vaqueiro em sua lida diária: música autêntica do sertão está distante da maioria das emissoras de rádio do Nordeste nas madrugadas

É comum a queixa dos nordestinos de que são vítimas de preconceito por parte dos sulistas, especialmente paulistas e cariocas, que tratam os moradores daqui de "baianos" e de "paraíbas", independente do local em que tenham nascido.
Além disso, na discriminação sulista, o nordestino geralmente é relacionado à violência, à preguiça e à falta de cultura, sendo responsabilizado até como eleitor que não sabe votar ou que vota com interesse em programas sociais como Bolsa Família.
E isso é fato: o povo do Nordeste é vítima de todo tipo de preconceito e/ou discriminação, fato que se agravou agora na eleição presidencial.
O que não dá para entender, dentro desse contexto, é que a grande maioria das emissoras de rádio prefere, principalmente em seus programas da madrugada, tocar músicas de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul etc.
Ao dar preferência para a cultura musical do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, as rádios nordestinas acabam deixando de executar as canções de vaqueiro, as raízes do Nordeste e até clássicos importantes como a musicalidade de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Flávio José, Alcimar Monteiro, Adelmário Coelho etc.
Os programadores musicais das emissoras de rádio do Nordeste deveriam pensar com carinho e atenção nisso, pois a cultura do sertão nordestino precisa ser mais valorizada, afinal o povo desta região, ao contrário do que dizem paulistas e cariocas, é batalhador, alegre e acolhedor.
O nordestino é, acima de tudo, um forte. Por: corinourgente
Que tal ouvir agora algumas canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião?
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]