BRASIL / SÃO PAULO: Morte de peixes por poluição revolta moradores de Salto

Remoção de peixes mortos começou na manhã de sábado e só deve acabar no domingo

A quantidade de peixes mortos pela manta de poluição, que na última quinta-feira, (27), escureceu as águas do Rio Tietê, em Salto, revoltou moradores e autoridades do município na manhã deste sábado (29), quando teve início a operação de retirada dos peixes no Córrego do Ajudante.
Clique aqui e continue lendo...
Na sexta-feira (28), a estimativa das autoridades era de que entre 300 e 400 quilos de peixes tivessem morrido, mas, ao chegar às margens do córrego na manhã deste sábado, as equipes da prefeitura se surpreenderam ao se deparar com milhares de peixes mortos.
Conforme desabafou o secretário do Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, eram "toneladas e toneladas de peixes".

Vamos ter de usar uma máquina retroescavadeira para retirar tantos peixes e usar um caminhão para transportá-los. É revoltante esta situação. Trata-se de um dano ambiental que não consigo mensurar acarretado para Salto. Mais uma vez, Salto paga pelos erros dos outros.
Época de piracema, os peixes, na maioria corimbas e bagres, subiam a correnteza quando se depararam com a manta poluidora — estimada pela SOS Mata Atlântica em 70 km de extensão. Para fugir, os cardumes entraram no Córrego do Ajudante, que é raso (cerca de 50 a 60 centímetros) e morreram asfixiados por falta de oxigênio.
A remoção dos peixes começou às 7 horas deste sábado, mas não tem prazo para terminar. Segundo Conti Neto ela deve continuar no domingo. O secretário disse que vai acionar o Ministério Público para que apure as responsabilidades pelo acidente ecológico.
Mas o problema, segundo ele, é que mais peixes deverão aparecer mortos em outros municípios, uma vez que a manta poluidora está descendo o rio em sentido ao Interior. A SOS Mata Atlântica já alertara na sexta-feira que o fenômeno, na verdade, era um "acidente de grandes proporções". De acordo com a coordenadora da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, a manta poluidora tem cerca de 70 km de extensão e deveria chegar ainda na sexta-feira ao reservatório de Barra Bonita, onde a carga tóxica se assentaria no fundo do rio. Por: Estadão
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]