POLÍTICA / BAHIA: Única cidade baiana onde Aécio venceu culpa PT por invasões de índios



Um ponto azul miúdo destoa no meio do mar vermelho no mapa da votação presidencial na Bahia.

Buerarema, no sul do Estado, foi a única das 417 cidades baianas em que Dilma Rousseff (PT) não foi a mais votada.
Lá, Aécio Neves (PSDB) obteve 67% dos votos, contra 26% da presidente e 6% de Marina Silva (PSB).
A vitória tucana veio sem esforço –não há comitê e nem propaganda do PSDB nas ruas. A única publicidade vista pela reportagem foi do candidato derrotado ao governo Paulo Souto (DEM) –que lá teve 77% dos votos, ante 37% no Estado.
Mas uma tarde pela cidade de 19 mil habitantes é suficiente para entender o resultado das urnas: há em Buerarema um arraigado sentimento anti-PT, oriundo de um tenso conflito indígena na região.
Segundo moradores ouvidos pela reportagem, Dilma é leniente com as cerca de 150 invasões promovidas por tupinambás na região desde 2012.
Os índios, em ação que chamam de "retomada", querem demarcação de 47 mil hectares entre Ilhéus, Una e Buerarema. Produtores, que vivem na cidade e trabalham na zona rural, se dizem prejudicados.
"Não queremos esse governo do PT que gosta de índio. Índio não vale nada", disse Romário da Silva, 20, atendente de açougue e eleitor de Aécio. O patrão dele teve a fazenda invadida por índios.
A presidente do PT local, Marta Marques, reconhece rejeição "muito grande" ao partido. "Mas acho que essa questão indígena vem desde o governo FHC, é problema antigo", afirma.
Aécio esteve na vizinha Itabuna no dia 18, mas quase ninguém soube.
"Ficamos sabendo que ele prometeu resolver a questão. Votamos em Aécio como opção contra o PT", disse Domingos Alfredo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.
A Folha tentou, sem sucesso, contato com o líder dos índios na região. Por folha
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]